Olá Visitante, seja bem vindo!
Faça Login ou Registre-se
Artes
Filmes e Séries
Games
Literatura
Música
Quadrinhos
Home > Para Ler > Entrevistas
O Rock Samba do interior de São Paulo14. 10. 2011
 
Por Isabela Moraes
Na foto ao lado, os integrantes do grupo Sambô

É, você leu certo, é rock samba mesmo.  O grupo Sambô, da cidade paulista de Ribeirão Preto, criou esse novo conceito musical, que pega um rock e o toca no ritmo de samba.  O que pode inicialmente parecer estranho, caiu no gosto dos brasileiros, que aprovaram a versão de Janis Joplin na batida do samba, entre outras canções adaptadas pelo grupo.

Em turnê por todo o país, com show marcado para São Paulo no dia 20 de outubro,  no Na Mata Café, e até o fim do ano nas cidades de Porto Alegre, Cuiabá e Goiânia, o Sambô mantém o espírito de diversão de uma boa roda de samba.

O tecladista e produtor musical da banda, Ricardo Gama, nos conta de onde veio essa vontade de inovar musicalmente e os novos projetos do grupo.

 
 
Como surgiu a ideia de adaptar um repertório internacional para o gênero do samba? Quais foram às dificuldades que vocês tiveram?

Ricardo Gama. A ideia na verdade não partiu da gente. Foi de uma pessoa que estava nos assistindo. Estávamos tocando numa roda de samba e essa pessoa veio - não sei se veio para brincar - pedindo para tocar um rock. E a gente ali, com os nossos instrumentos...cavaquinho e coisa assim... era nítido que não dava para tocar um rock, mas mesmo assim tocamos.  Nessa ocasião, fizemos uma da Janes Joplin e foi legal pra caramba. Na mesma noite, fizemos o Led Zeppelin. A gente achou legal, e começou a tocar sempre. Não tivemos tanta dificuldade - já participamos de outras bandas com influencias de rock e pop – e o segredo é saber que musica tocar. Não é toda canção que fica legal.

Como surgiu o conceito de rock-samba e não samba-rock?

Ricardo Gama. O samba-rock, embora tenha no nome a mistura dos dois ritmos, é diferente do que fazemos. O samba rock é uma divisão do samba, um estilo dentro do samba que teve influencia de guitarras, na maneira de tocar, bem na época de Jorge Ben, bem lá no comecinho. Ele tem todo um conceito, não só musical, mas de dança e tudo o mais, que acabou virando um estilo musical. Na verdade, o que a gente faz, é diferente. Pegamos uma canção, normalmente um rock ou pop, e simplesmente tocamos ela da maneira que se toca um samba mesmo. Da mesma maneira que a gente tocaria Led Zeppelin, a gente toca Fundo de Quintal. Só que como pegamos uma musica que não foi originalmente composta como samba e sim como rock, então dá uma sonoridade diferente. Nós mesmos rotulamos de rock-samba pra causar essa sua pergunta, pra gente poder explicar.

Qual foi a maior dificuldade em levar o som de gafieira para um estúdio?

Ricardo Gama. Já tínhamos uma experiência em estúdio, não é o primeiro trabalho que gravamos. Não existiu uma grande dificuldade porque normalmente quando você vai para o estúdio o processo é gravado todo separado. Mas o que fizemos questão foi gravar como faríamos ao vivo. Então, arrumamos uma sala no estúdio interessante que desse para tocar tudo ao mesmo tempo, montamos a roda dentro do estúdio como se estivesse fazendo uma apresentação.
 
Ricardo Gama

Vocês têm composições próprias?

Ricardo Gama. Tem três musicas que são nossas. Duas são minhas - “Deixa” e  “Minha Vida” - e uma que é do San (vocalista do grupo), que é “José”. Então com esse novo projeto, eu acho que quem compõe mais sou eu mesmo.
 
Música "Minha Vida", de Ricardo Gama


Quais são as inspirações na hora de compor?

Ricardo Gama. Eu gosto de compor sozinho. Na verdade eu só tenho uma composição em conjunto, uma que fiz com o Leandro Lehart. Mas todas as outras eu fiz sozinho. Não dá pra dizer se eu gosto ou não, porque eu não compus muito em parceria, mas talvez seja interessante também.

E como surgiram as participações no CD Sambô? Quais eram os contatos com os participantes?

Ricardo Gama. No caso, foi a Luciana Melo, que a gente tinha um amigo em comum, e ela foi ver a gente tocar um dia em São Paulo. A conversa foi meio de primeira, já simpatizamos com ela, e ela com a gente, e a convidamos para participar do nosso projeto. Tem shows que fazemos com convidados como Seu Jorge e Jair Rodrigues. Bastante gente tem participado do show com a gente.

Além desse CD que acaba de sair, tem algum outro projeto em mente?

Ricardo Gama. O novo projeto sai esse ano ainda. A gente tá gravando em um processo diferente, tudo separado. Já gravamos a bateria, as percussões, e quando temos tempo vamos gravando alguma outra coisa. Mas ele tá bem legal, também tem coisas internacionais, nossas, tem os sambas tradicionais, umas 20 músicas mais ou menos
 
Comentários (36)
Diogo - 07/09
Os caras são fera mesmo!!! Só que não se mexe em time que ta ganhando "SERTANEJO UNIVERSITÁRIO",NUNCA,JAMAIS.
Regina - 03/07
Maravilhosos!!!!!
Carlos - 11/05
Ví pela primeira vez o Grupo Sambô na Xuxa, que incrível os que o grupo faz. Fica o desafio de colocar os Sertanejo Universiário neste rítmo do samba, acho que vai arrebentar também. Parabéns e sucesso.
Dj Rocci - 09/05
Meus parabens pelo belo som espero que continui assim e para sempre
Rafaela - 11/03
Meu Deus, o que é essa música "Minha Vida", me faz chorar....simplesmente MARAVILHOSA! Parabéns pelo trabalho de vocês. Sucesso sempre!
benta davila - 08/03
adorei este grupo e com certeza faram muito susseso ainda,eles estarão aqui na minha cidade fazendo uma apresentação nas festas de tradição,são francisco do sul,terei a oportunidade de conhecelos pessoalmente, k bom adorei a ideia do prefeito.parabens rapaziada vc são otimos.bjs
Desluci - 10/02
Gostei muito do trabalho de vcs. A apresentação em vídeo é pra cima.Venham para o Rio de Janeiro. Aguardamos! Parabéns pelo talento!
Bianca - 28/12
Gosto mt das músicas de vcs,é um grupo diferenciado e inteligente no repertório.O vocalista é lindo e canta mt bem.Espero vê-los no rs em jaguarão fronteita com uruguai.valeu,abraço!!!
Neilton Eduardo - 14/12
Adorei o Sambô. Estou ancioso para VÊ-LOS em Vitória -ES
jorge luiz da silva - 24/11
não são todas as batidas que me desperta atenção. pela segunda vez eu tive que parar e ouvir um toque diferenciado pois hoje parecem iguais. a primeira vez estava passando sobre uma estação de trem em Santa Cruz. e voltei e a loja de disco era bem longe, isso ocorreu em 1993. entrei e perguntei quem é que esta tocando o vendedor respondeu é um grupo Paulista são novos "Ki-Loucura" comprei a fita e levei para o Engenho Novo . foi um tal de pedir cópia era uma batida diferente todos gostaram e um dos componentes de produção também nosso conhecido "Prateado" vi iniciando no Ramo musical lá na Camarista Méier - Rj. E agora, depois de todos esses anos ocorreu novamente, passando sobre o viaduto de Madureira-RJ. houvi a batida do rock sunday bloody sunday e this love.
rogerio pio - 10/11
Aí galera do Sambô, sinceramente eu substimei vcs, pois sou musico e tenho um grupo, onde só tocamos samba de raiz, perdi uma grande oporturnidade de ve-lôs, tocarem na Vila, fui embora pensado que vcs fossem fracos, por sorte ganhei uma cópia do CD de vcs, conclusão: o CD está quase furando,rsrsrs, inclusive no nosso ultimo pagode, tocamos a segunda musica, parabens ao grupo, vcs são do car*#&%lho. Muito sucesso e quando volterem ao Rio, vou estar ligado e leverei todo o meu grupo. Sucesso a todos.
Evandro Silva - 09/11
O grupo SAMBÔ simplesmente é o melhor!!!!! Desejo a vçs a conquista merecida a altura do SAMBÔ, até hoje não vivênciei uma riqueza cultural no Brasil desse naipe!!!! Parabens pessoal, aqui em Joinville SC vçs são nota 1000000000000000
MÁRCIA VALADARES - 04/11
SOU CARIOCA,VI O SHOW NA QUADRA DA VILA ISABEL 01/11/2012.SURPREENDEU MINHAS EXPECTATIVAS,TODOS OS INTEGRANTES SÃO ÓTIMOS,MAS O VOCALISTA SAN É UM ESPETÁCULO!O QUE AKELE CARA FAZ NO SHOW É DEMAIS ELE BRINCA.KERO IR DE NOVO,VOU COMPRAR O DVD,E NA MINHA FESTA SÓ VAI DAR SAMBÔ.SUCESSO PRA VCS!!BJS
Vera Dias - 30/10
Eu vi uma apresentação de vocês no ALTA HORAS , que achei incrível apresentação do grupo, Irei dia 18/11 Assistir o Show do "Sambô" Parabéns Meninos !!! Santa Isabel - SP
Angela - 15/10
Galera vocês são maravilhosos eu to apaixonada por vocês beijos.
chris vedder - 11/09
Amo rock,mais to completamente apaixonada pelo grupo SAMBÔ,esses meninos lindos são maravilhosos,não vejo a hora de ter a oportunidade de assistir ao show. Amo vocêssss,um beijão no coração de todos...the best
Alexandra Castro - 02/09
Gostaria muito de assistir um show de vocês ao vivo.Se deus quiser!!!
Alexandra Castro - 02/09
Sinceramente!nunca tinha visto algo assim,vocês arrasam amei muito dez,dez,dez.
hozanira - 29/08
Adoro vc sao d + so queria ver vcs mais na tv, continuem assim criativos, simples e fofos. bjcas
ana cleyde - 24/08
Estava no salão quando assisti pela primeira vez o dvd do grupo sambô , fiquei simplesmente encantada. Tornei-me fã do trabalgo deles. Vale muito apena adquirir o dvd, dá gosto de assisiti, repertório tá muito bem selacionado. Parabens rapaziada e muito sucesso. Espero em breve assitir um show ao vivo.
Ronira - 16/08
Vocês são DEZ, amei demaiiiiiiiis.
^Margareth - 14/08
Os caras arrasam! Ouvi por acaso a primeira vez e desde então não quero mais parar de ouvir...
Maria da Graça Knorr Oliveira - 02/08
Foi amor a primeira vista, ví os gurís no BBB e me encantei com a musica e com eles. È uma nova e boa musica, tenho certeza que farão muito sucesso. Tive o prazer de estar com eles ontem 01.07.2012 em uma sessão de autografos aqui em Porto Alegre, foram maravilhosos com todos que estavam alí. Gurís sucesso sempre abraço SAMBÕ!!!
Ivan rossi - 28/07
Moro em Goiânia, mas sou de Ribeirão. Comprei ontem o dvd de vcs e gostei demais. Parabéns meus conterrâneos, com certeza nossos amigos daqui vão adorar vcs qdo eu mostrar pra eles. Qdo fazem show aqui? Parabéns e muito sucesso.
Rose Guterres - 22/07
Ouvi vcs e fiquei enlouquecida e estou ate agora MARAVILHOSO O ROCK SAMBA!!!! Quando vcs vão estar aki no Rio de Janeiro??? Parabéns para todos do grupo. SUCESSO! Com Carinho Rose
carlos silva - 20/07
samboo vcs estam arrebentando.
LUIZA - Brasília - 29/06
Gente, não tenho palavras pra expressar tanto talento, só tenho que dizer "Vocês são ótimos, ou melhor...o melhor dos melhores! Parabéns, sucesso e continuem com toda essa simpatia, que é contagiante! bjs SAMBÕ!
JACQUELINE XAVIER - 28/06
MUITO BOM! OUVI UMA VEZ E ME APAIXONEI!ESTAVA NA CASA DE PRAIA DE MURIÚ,UM DOS AMIGOS DOS MEUS FILHOS,COLOCOU NO SOM DO CARRO E ME ENLOQUECI! HOJE COLOQUEI NO MEU REPERTÓRIO! BOM D +++++++++ PARABENSSSSSS
Ronaldo Costa - 13/06
"Vocês São Muito Bom Eu Também Gosto Muito De Tocar Ao Vivo Pois Realmente Os Grandes Mestres Dá Nossas Lindas E Maravilhosa Musica Brasileira Estar Todas Elas Felizes Com Este Grupo Chamado Sambô Vocês São Nota-10
Ronaldo Costa - 13/06
"Boa Tarde Gente Maravilhosa Deste Nosso Brasil Parabéns Sambô Divinamente Notável Nota Excelentissimo Trabalho: Valeu Tchau!
Sueli Rachid - 07/06
Vcs são maravilhosos. Quando terão apresentação em Guarulhos? Venham logo!!
Socorro Campos - 03/06
Parece que a sensação que causam nas pessoas é sempre a mesma: de alegria, beleza, talento, humildade (e, portanto, grandeza)! Todo o sucesso! Todo o bem pra vcs!
Marivete - 08/03
Amei esse conjunto com essa novidade de transformar, ficou divino. parabéns. Desde a la.vez que houvi ja me amarrei. Abraços e beijos saudosos pra todos.
reginaldo de araujo pinheiro - 24/02
Há muito tempo não vejo um conjunto tão bom quanto o Sambô. Não os conhecia até a apresentação no BBB. Parabéns. quje façam muito sucesso.
wilson - 07/02
bz rapaziada , quando quiserem ver meus sambas tenho varios ,incluindo muita suwingueira , abraços .
Claudio Eduardo Scriptori de Souza - 14/10
Eu tive o prazer de conhecer todos os integrantes do Grupo Sambô na visita anual que fazemos em Ribeirão Preto. O Gama e' uma pessoa sensacional e muito talentosa. Assim como todos do grupo. Eles passam um astral muito bom e as musicas que eles fazem são de primeiríssima qualidade. Eles introduziram mais uma riqueza cultural no Brasil, demonstrando que com talento e coragem se consegue quebrar os preconceitos musicais, adicionando o tempero brasileiro que todos gostamos e curtimos. Eu moro no estado da Carolina do Norte dos Estados Unidos e posso dizer que todas as pessoas que mostro o trabalho do Sambô (americanos e latinos) ficam apaixonados por essa mistura Rock Samba. Parabéns, Sambô!!!
Comente você também!
Nome

Mostrado junto ao comentário
Email

Não mostrado junto ao comentário
Postar Comentário
CAPTCHA
Copie os caracteres que
aparecem na figura ao lado

Links relacionados
Visite nosso site de vendas
Arquivo
powered by Brado! Networks