Olá Visitante, seja bem vindo!
Faça Login ou Registre-se
Artes
Filmes e Séries
Games
Literatura
Música
Quadrinhos
Home > Para Ler > Matérias
Por dentro da Caverna do Dragão22. 11. 2011
Filmes e Séries
Por Luma Pereira
Na foto, o personagem Hank do desenho Caverna do Dragão
 
Andar na montanha russa é sempre uma aventura. Mas, para as personagens do desenho animado Caverna do Dragão, a adrenalina foi ainda maior: o carrinho os levou para um mundo de fantasia – cheio de mágica, monstros, surpresas e perigos.
 
A história vem do jogo de RPG homônimo (Dungeons & Dragons, mesmo nome da animação em inglês) criado pela TSR, e fez tanto sucesso que virou desenho animado. Produzido pela Marvel, possui 27 episódios e três temporadas, que foram passadas pela primeira vez entre 1983 e 1986.
 
Durante um passeio ao parque de diversões, os seis jovens, Hank, Eric, Presto, Diana, Sheila e Bobby, andam num brinquedo novo – semelhante a uma montanha russa fantasma – que os leva, por meio de um portal, para um mundo místico. Há também o unicórnio Uni que, no outro mundo, vira uma espécie de mascote da turma.
 
Cada um dos jovens recebe uma arma e um poder específico para se defender. Hank ganha um arco mágico e Eric, um escudo. Presto torna-se mago e Diana, acrobata. Sheila recebe uma capa de invisibilidade e Bobby, um tacape mágico.
 
Eles querem encontrar o caminho de casa, objetivo que não se modifica no decorrer da série. “Esse ritual de repetição é importante para que o público saiba o que buscar no desenho”, afirma Caroline Casali, mestre em Ciências da Comunicação e fã do desenho.
 
Encontram também o Mestre dos Magos, sábio que sempre lhes diz enigmas sobre como voltar para seu mundo. E o Vingador, inimigo que eles têm de enfrentar em sucessivas batalhas. Também se deparam com Tiamat, dragão de cinco cabeças.
 
 
A popularidade do Reino
 
No Brasil, Caverna do Dragão foi transmitido pela Rede Globo nas décadas de 1980 e 1990. Caroline afirma que o desenho ainda é lembrado como o preferido de muitos adultos. E até hoje, de tempos em tempos, é reprisado na televisão.
 
“A série conquistou as crianças pelos valores que fazia circular, como amizade, bondade, humildade, aventura e recompensas – em uma narrativa cheia de fantasias”, afirma.
 
Ela diz, ainda, que a expectativa do retorno das crianças à felicidade de suas casas contribuiu para manter um público fiel.
 
Lênio Bronzeado Mendes, publicitário e fã de Caverna do Dragão, conta que costumava assistir ao desenho e pensar “hoje eles vão conseguir [voltar para seu mundo] e não perco esse episódio por nada”.
 
“A magia de Caverna do Dragão foi justamente fazer este sujeito nunca conseguir seu objeto de desejo (ir para casa), estimulando o público a acompanhar todos os episódios na esperança do final feliz”, enfatiza Thais Garcia, fã da série, que escolheu o desenho como tema de seu TCC, em jornalismo, pela Universidade Federal de Santa Maria.
 
Além da amizade, outros valores são passados por meio das narrativas de fantasia e de sonho. Como a sabedoria do mais velho, representada pelo Mestre dos Magos, que, no começo de cada episódio, fornece dicas e ensinamentos aos jovens.
 
“Tanto para a sociedade dos anos 80 quanto para as crianças de agora, o que o desenho traz de mais valioso são os valores de união para um objetivo em comum e de obediência à sabedoria do mais experiente”, acredita Caroline.
 
Caroline considera que a principal diferença entre os desenhos de hoje e os antigos está na forma da narrativa. Caverna do Dragão conta a história linearmente, sendo que bem e mal são facilmente identificáveis.
 
“A série apresenta uma linguagem simples, onde o fantástico e o mágico envolvem uma narrativa com herói e vilão”, completa Thais.
 
Desenho estilizado do Mestre dos Magos e Uni
 
Fãs eternos
 
Eduardo Damone, fã da série, escreveu o livro Caverna do Dragão: O Reino (Above Publicações). Ele ficou intrigado por o desenho não ter tido um episódio final e decidiu escrever sua própria “releitura” da história.
 
“Criei fatos que achava necessários para preencher lacunas que existiam no desenho; e mudei algumas coisas que eu pensava que poderiam ficar melhores”, explica.
 
Escreveu também sobre como era a vida dos jovens antes de entrarem no Reino, como foram parar lá e as aventuras que tiveram até o desfecho da série.
 
“A diferença mais gritante entre o desenho e o livro é Eric. No desenho, ele é franzino, fraquinho e covarde. No livro, ele é um atleta, joga basquete e luta jiu-jitsu, além de ser metido a ‘bonzão’”, conta o autor.
 
Logo no início do livro, Damone avisa aos leitores para que se esqueçam do desenho e se preparem para uma nova aventura – a história com outra roupagem. “O livro é mais sombrio que o desenho e tem uma visão mais adulta”, completa.
 
Para Rodrigo Guerini, professor de história e também fã do desenho, a série tem qualidades, mas também defeitos. “A animação é pobre, pelo menos se compararmos com desenhos atuais. Gosto da trilha sonora, o enredo ganha com ela”, explica.
 
Lênio conta que gostava das aventuras e do fato de as personagens ganharem poderes mágicos – o arco e a capa de invisibilidade eram seus preferidos.
 
Confessa que se sentia um pouco angustiado quando assistia à série, pois os jovens nunca conseguiam ir para casa. E hoje ele percebe que isso tem a ver com a própria vida real: o desejo de que tudo volte a ser como era antes.
 
Como Guerini, ele também aprecia a trilha sonora, que acha envolvente. “Um defeito seria o fato de uma personagem ser sempre a boba, outra ser sempre a que sabe de todas as coisas, uma é sempre a dengosa”, diz. Pois não é assim que as pessoas são de fato?
 
A polêmica do desfecho
 
Vingador
 
Outro motivo que faz Caverna do Dragão ter sucesso na atualidade é o mito criado em torno do último episódio da série. Até hoje o público espera que as seis personagens finalmente consigam voltar para casa, pois o último capítulo jamais foi produzido.
 
Requiem ficou apenas no papel, com roteiro de Michael Reaves. Está escrito que o Vingador é filho do Mestre dos Magos e que, no passado, escolheu seguir os ensinamentos do mal e aprisionar, numa espécie de mausoléu, o que seu pai havia lhe ensinado de bom. Então, a missão dos jovens não era derrotá-lo, e sim redimi-lo.
 
Há inúmeras especulações sobre o final, até mesmo a lenda aterrorizante de que, na verdade, os jovens estão mortos e aquele mundo é o inferno. Mestre e Vingador são duas faces de um ser demoníaco, e Uni é responsável por impedi-los de retornar para casa. Essa versão, porém, foi desmentida pelos criadores da série.
 
Com ou sem final, o desenho ainda tem um público fiel: os adultos que o assistiam na década de 1980 – a animação faz parte da infância deles. Thais acredita que a série ainda seja assistida hoje, “mas a atual geração de crianças [que vê as reprises] não dá a mesma atenção ao desenho como a geração das décadas de 80 e 90”.
 
E os seis jovens continuam tentando retornar para o parque de diversões, para a montanha-russa, para o seu mundo. Quem podia imaginar que uma ida ao parque traria tantas aventuras?
 
 
Comentários (24)
Amanda - 12/06
Eu adoro o desenho Caverna do Dragão e acho que foi uma displicência muito grande dos produtores, além de uma falta de consideração com os fãs por até agora depois de tantos anos não produzirem o último episódio. Eu acredito que todos deveriam reivindicar a criação do último episódio animado, e, se for o caso, a criação de uma nova temporada com os personagens maiores e mais experientes, como foi idéia do próprio produtor, também, por sugestão minha, poderiam criar episódios mostrando o romance do Presto com a Varla. Espero que possamos conseguir isso logo para que assim possamos nos realizar completamente!
Interprete-Discernimentador - 04/06
Eles nunca acharão a saída ! ! . O desenho é baseado em metáforas pode prestar atenção, coisa que nem mesmo o autor que fez jamais concordará que a ideia era essa, veja, começando pela armaduras. O vingado i.e (Diabo) tenta conquistar os poderes que aquelas armaduras teria. (Sheila) a inversibilidade, (Presto) o feiticeiro (Bobby- Vikey)o Rebelde, (Hank)O ladrão dos pobre, (Eric) o Covarde e medroso, a astrologia em fim, são poderes e maldiçoes. O autor não quis mencionar isso por causa da maioria seria crianças, e por isso ele não queria dizer que eles realmente estava no inferno ou seja eles estavam sendo perturbados de Dia de Noite, não havia paz para eles. Perceba que neste mundo onde eles estavam tinha pessoas que parecia ser boas, mas em realidade "aconteceu algo" que não teve um bom descanso. Existem profetas que profetizam coisas e que ficam meio no subtendido, mas há outros que discerne esses maneira de metáforas.
thalles - 17/03
oi eu so o thalles i eu so novo a qui i um tchal
junior - 02/11
Sou muito fã de Caverna do Dragão, mas gostaria de saber ate hoje ele fez tanto sucesso e mesmo assim sempre esperei a criação de um filme em cima da série acho que não só eu mas todos os fãs gostariam muito de ver um personagem incorporando o vingador e os guerreiros desta fantástica história espero que todos concordem e que façam logo um filme...............
Giovanna - 27/08
no desenho é confuso mais o livro original nos permite ver que eles estão presos em uma das camadas en ter o céu e a terra porque eles já estão moros... ouve um assistente no brinquedo e o mestre dos magos é mal porque da a eles a ilusão de voltar pra casa
altielis martins dos santos - 22/08
cade o capitulo final eu gostava tanto e gosto mas nao tendo o final morrerei sem saber o que irias acontecer?
Otávio de Jesus - 28/07
Eles não podem ter morrido pelo fato deles terem voltado algumas vezes ao parque de diversão mas nunca ficaram por algo que os impedia ex:Vigador(tiverão que voltar para ele não causar destruição no parque), Eric(cheirou uma flor virou um monstro e so podia voltar a sua forma se encontrasse o que ele mais detestava que no caso era aquele mundo quando voltou ao parque não era humano teve que voltar ao mundo para se transformar em humano)
Duda - 24/06
Bá agora vi cm é de verdade!!☺☺
matteus - 09/06
o final mesmo é que os garotos morrem no primeiro episodio, na montanha russa ( caverna do dragão )o portal que se abre foi o próprio demônio que criou para brincar com os seus novos convidados do "Reino", o final nunca foi produzido pelo fato de ser muito cruel, o vingador e o mestre dos magos são uma só face de um ser demonico, o Tiamat ( dragão femeá ) representa um anjo enviado ao inferno ( REINO) para tentar avisá-los de que eles os jovens nunca retornaram aos seus mundo , pelo fato de estarem mortos, e que Uni é um espião do próprio demônio, para tentar atrapalhar ou ate mesmo impedir deles "voltarem" para o seu mundo. Como é que vai criar esse episodio para um publico infantil ??? o final mesmo estar só no reguem só no papel..
Carine - 28/04
Tenho 13 anos e adimito assisti varias e varias vezes Caverna do Dragão e amo de mais d coração, tenho q falar uma coisa, não são só os adultos q amam e lembram dessa série a muitas crianças e jovens por ai q tbm sempre assistiram fielmente todos os episódios torçendo pelos garotos pra voltar a sua casa pq afinal é maravilhosa essa história, queria muito saer o final pq sempre torçi por eles
Adriana Guedes Moura - 22/03
Esse desenho fez parte da minha infância e também de muitos amigos meus. Gostaria de saber por que não fizeram um final antes. E até agora ainda eles não conseguiram chegar em suas casas. Onde eles almejam muito o retorno.
alice - 02/03
legal
marcio - 13/02
realmente eles nao podem voltar pqrealmente eles estao mortos .entao faça logo épisódio final para opúblico assistir.
THYAGO - 04/12
EU SOU OQUE TA COM A FERCHA
bruna hochirrara - 15/10
eu nao intendo porq nunk foi exibido mais na tv,sera porq e verdade de ese filme e demoniaco...pra falar verdade eu ja vi ese desenho mas depois de me diserao que ele e um desenho demoniaco nunk mais qis ve...
daniele evelin - 01/02
pq eles nunca voltam para a casa???
maria do carmo - 31/01
Gostaria de saber POR QUE eles nunca voltaram para casa.Ja soube ques nao estao no inferno.Entao, o que houve? Faltou um episodio final.Minhas filhas assistiam, ja casaram, tem filhos, e eles continuam a busca (reprise).Alguem pode me dizer, por favor? obgda
milton junior - 10/01
quero saber quando vai aparecer eles em casa ?????? nunca tem fim assim ñ te mais graça !!!!!!!!!!!!
wiverson - 08/01
Adoro assistir caverna do dragão, o que me intriga é o fato de que eles nunca acharam o caminho de volta para casa. Na minha opinião, acho que o autor deveria exibir o episódio final, afinal faz muito tempo, e não tem porque não mostrá-lo. Só mais uma coisa,o autor deveria fazer uma nova aventura depois que eles voltassem para a sua tão sonhada casa. Obrigado pela oportunidade de me expressar. DEUS seja louvado.
lucas airton - 06/12
comece a siti cavena do dragao e gosmuito ainda asiti todos os epizodio mas queria fizese o final do dezenho eque comtinuva aser ezibido mas no mundo deles
gabriel - 01/12
pq nunca foi isibido o final eu sempre quis saber se eles voltam ou ñ
Guilherme - 27/11
Esse desenho é muito bom, tenho certeza que fez parte da infância de muita gente. Parabéns pela matéria.
Naiara Cristina - 25/11
Ola, achei bacana a materia, me fez voltar no passado, hj em dia o desenho passa na Rede Glogo na TV GLOBINHO, qndo estou de folga não perco. Como todos os fãs eu tbm gostaria mto de ver um final legal, acho q os personagens já passaram por mtas coisas e agora mereciam um retorno para suas familias. Sou de 85 e lembro o qnto eu amava esse desenho, e hj tenho um filho de 8 anos q não da a minima pra ele, ficou triste, pois acho q os desenhos da decada de 80 e 90 eram os melhores. Sou a favor da sugestão do Rubens de fazerem uma nova versão.
Rubens Rodrigues - 22/11
Eu não lembro desde quando eu gosto do desenho, mas faz bastante tempo. Nasci nos anos 90, então só peguei as reprises, óbvio. E esse é um desenho que eu realmente gosto, é um dos meus favoritos. Ele tem algo que os novos não têm, assim como vários outros desenhos antigos. E também fico intrigado pelo final, que não foi produzido. Não sei se todo mundo ia gostar, e não sei se existe, mas eu acharia legal que fizessem uma nova versão, sem alterar a história e claro, que dessa vez fosse terminado.
Comente você também!
Nome

Mostrado junto ao comentário
Email

Não mostrado junto ao comentário
Postar Comentário
CAPTCHA
Copie os caracteres que
aparecem na figura ao lado

Notícias
Visite nosso site de vendas
Arquivo
powered by Brado! Networks