Olá Visitante, seja bem vindo!
Faça Login ou Registre-se
Artes
Filmes e Séries
Games
Literatura
Música
Quadrinhos
Home > Para Ler > Matérias
Centenários e datas especiais neste ano merecem ser lembrados02. 01. 2012
Artes
Divulgação
Carlos Drummond de Andrade
Por André Bernardo
Na imagem ao lado, Carlos Drummond de Andrade
 
Jorge Amado nasceu no dia 10 de agosto de 1912. Apenas 13 dias depois, nasceu Nelson Rodrigues. Se não fosse a distância que separava um do outro, Jorge nasceu em Itabuna, na Bahia, e Nelson, no Recife, em Pernambuco, teriam sido amigos de infância. Este ano, o centenário dos dois será comemorado com livros, filmes, peças, novelas, etc.
 
E as efemérides não param por aí. Em 2012, o Brasil tem muito que comemorar: os 70 anos de Gil & Caetano, os 90 da Semana de Arte Moderna, os 120 do Velho Graça e por aí vai.
 
E para provar que o Brasil não é um país totalmente sem memória, as mortes de Elis Regina, Carlos Drummond de Andrade e Clarice Lispector serão merecidamente lembradas. Preparamos um superguia com lançamentos especiais que devem acontecer durante 2012.

Janeiro
 
ELIS REGINA

Os 30 anos da morte de Elis Regina, completados no dia 19 de janeiro, serão lembrados em CDs, livro e shows.
 
A Universal Music pretende lançar dois boxes e dois CDs com raridades. O primeiro box a chegar às lojas é Elis nos Anos 60, que reúne os 12 álbuns que a cantora gravou na década de 60.
 
A coletânea inclui um CD com gravações inéditas, como a música “Comigo É Assim”, composta por João Bittencourt e José Menezes, que não entrou no álbum Elis Como & Porque, de 1969. Já a LeYa anunciou que vai lançar uma versão atualizada de Furacão Elis.
 
Escrita pela jornalista Regina Echeverria, a biografia Furacão Elis foi lançada em 1985 e relançada em 2006. A cantora Maria Rita vai fazer uma turnê especial em homenagem à mãe. Serão cinco shows: no Rio, em São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Porto Alegre. O primeiro deles está agendado para março, em dia e local ainda não divulgados.
 
Fevereiro
 
SEMANA DE ARTE MODERNA

A Semana de Arte Moderna, realizada em 1922, representou um marco para a cultura brasileira. Para relembrar os 90 anos desse importante acontecimento, a Companhia das Letras lança o livro 1922, A Semana, escrito pelo jornalista Marcos Augusto Gonçalves.
 
Março
 
JAMES JOYCE

O romance Ulisses, escrito por James Joyce, ganha nova tradução da Companhia das Letras. Desta vez, o responsável é o professor de linguística Caetano Galindo, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
 
Escrito entre 1914 e 1921 e publicado em 1922, Ulisses acompanha 24 horas na vida de Leopold Bloom, entre os dias 15 e 16 de junho de 1904. O culto à obra-prima de Joyce levou à criação do Bloomsday, festa comemorada na Irlanda e em outros países no dia 16 de junho.
 
Em Dublin, os admiradores do livro refazem o percurso dos personagens Leopold Bloom e Stephen Dedalus pelas ruas da cidade. No Brasil, uma das primeiras traduções de Ulisses foi assinada em 1966, pelo filólogo e crítico literário Antônio Houaiss.
 
O DIÁRIO DE UM MAGO – 25 anos

Da peregrinação de Paulo Coelho pelo Caminho de Santiago de Compostela, que durou três meses e percorreu 700 quilômetros, nasceu o livro O Diário de Um Mago, sua primeira incursão pela literatura, em 1987.
 
A Sextante vai lançar uma edição comemorativa de 25 anos do livro que já foi traduzido para 38 idiomas. A ideia é relançar O Diário de um Mago no dia 19 de março, data em que o autor, devoto de São José, comemora seu aniversário. Ao todo, segundo o Guinness Book, Paulo Coelho já vendeu 146 milhões de livros no mundo inteiro. Deste total, quase 8 milhões são só de O Diário de um Mago.
 
Maio
 
ROLLING STONES
 

No dia 25 de maio de 1962, os amigos de infância Mick Jagger e Keith Richards fizeram história ao fundar os The Rolling Stones.
 
Meio século depois, a banda continua em atividade. Para 2012, o guitarrista Keith Richards já anunciou que pretende reunir os companheiros Mick Jagger, Charlie Watts e Ron Wood para mais uma turnê mundial.
 
Entre os convidados, dois ex-Stones: o guitarrista Mick Taylor, que deixou a banda em 1972 e foi substituído por Ronnie Wood, e o baixista Bill Wyman, que largou o grupo em 1992 para se dedicar à carreira-solo. O registro da turnê deve ser gravado e lançado em CD e DVD pela Universal.
 
ERASMO CARLOS
 

Os 50 anos de carreira e 70 de idade (completados em 2011) do cantor e compositor Erasmo Carlos serão comemorados, pela Coqueiro Verde Records, com o lançamento do show gravado ao vivo no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em 2 de julho de 2011, em CD e DVD.
 
No repertório, sucessos de diferentes fases do Tremendão, como “Sou Uma Criança e Não Entendo Nada”, “Mesmo que Seja Eu”, “Mulher Sexo Frágil” e “Minha Superstar”, e algumas participações especiais. Com Marisa Monte, Erasmo revisita “Mais Um Na Multidão” e “Se Você Pensa” e, com Roberto, “Parei na Contramão”, “É Preciso Saber Viver” e “Eu Sou Terrível”.
 
Julho
 
JOGOS OLÍMPICOS

De 27 de julho a 12 de agosto, serão realizados os Jogos Olímpicos de Londres. De olho na festa, a Editora Panda Books relança uma versão atualizada de O Guia dos Curiosos – Jogos Olímpicos. Lançado em 2004, o almanaque, escrito pelo jornalista Marcelo Duarte, reúne os melhores – e também os piores – momentos das 29 edições dos Jogos Olímpicos, desde a primeira, realizada em Atenas, na Grécia, em 1896, até a mais recente delas, em Pequim, na China, em 2008.
 
Agosto
 
NELSON RODRIGUES

Considerado o maior dramaturgo brasileiro de todos os tempos, Nelson Rodrigues será homenageado com desfile, filme, livros, espetáculos e exposição.
 
No Carnaval do Rio, o anjo pornográfico será tema da Unidos do Viradouro, “A Vida Como Ela É, Bonitinha Mas Ordinária... A Vida de Nelson Rodrigues”, do carnavalesco Alexandre Louzada.
 
A Fundação Nacional de Artes (Funarte) abriu inscrições para montagem de uma das 17 peças do dramaturgo. Os espetáculos serão encenados em salas da Funarte no Rio e em São Paulo.
 
No cinema, Moacyr Góes lança uma nova versão para Bonitinha Mas Ordinária, com Leandra Leal e João Miguel nos papéis principais. Na literatura, a Nova Fronteira, que detém o catálogo do autor, promete relançar alguns de seus títulos, com novo projeto gráfico.
 
JORGE AMADO
 
Um dos mais importantes escritores brasileiros, Jorge Amado completaria 100 anos no dia 10 de agosto.
 
Para comemorar o centenário do autor de Capitães de Areia, Gabriela, Cravo e Canela e Tieta do Agreste, a Companhia das Letras pretende relançar diversos títulos, como Navegação de Cabotagem, edição ilustrada; Mar Morto, edição de bolso; e Os Velhos Marinheiros, edição em capa dura.
 
No Carnaval do Rio, Jorge Amado será homenageado pela Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense, “Jorge, Amado Jorge”, do carnavalesco Max Lopes.
 
O Museu de Arte da Bahia inaugura a exposição “Jorge, Amado e Universal”.
 
No teatro, João Falcão estreia o musical “Gabriela, Cravo e Canela”, Fernando Guerreiro lança o espetáculo “O Sumiço da Santa” e Cecília Amado apresenta a montagem “Novos Capitães”. Em Salvador, Paloma Amado, filha de Jorge Amado e Zélia Gattai, participa do festival “A Comida Baiana de Jorge Amado”, com uma palestra sobre gastronomia baiana.
 
CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

Para marcar os 25 anos da morte de Carlos Drummond de Andrade, a Companhia das Letras vai relançar a obra do poeta mineiro, com novo projeto gráfico, concepção editorial e versão simultânea para e-book.
 
Além disso, Drummond será também o grande homenageado da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) em 2012. A 10ª edição da FLIP acontecerá entre os dias 4 e 8 de julho.
 
CAETANO VELOSO
 

O cantor Caetano Veloso faz 70 anos no dia 8 de agosto. A Universal planeja gravar um álbum comemorativo, reunindo artistas nacionais e internacionais.
 
Já o artista cogita lançar uma versão ao vivo do álbum Transa, lançado em 1972 pela Polygram. A ideia é reunir os músicos que participaram da gravação original, há 40 anos: Jards Macalé, Tutti Moreno e Áureo de Sousa.
 
+ JORGE AMADO

Como parte das comemorações pelos 100 anos de Jorge Amado, a TV Globo produz uma nova versão para "Gabriela, Cravo e Canela". O texto será adaptado por Walcyr Carrasco e a personagem-título será interpretada por Juliana Paes.
 
Outubro
 
GRACILIANO RAMOS

A vida e obra do escritor Graciliano Ramos, que completaria 120 anos no dia 27 de outubro, será tema de documentário do cineasta Sylvio Back. Intitulado O Universo Graciliano, o longa revisita a trajetória do autor de Vidas Secas. Ao todo, o filme será rodado em três estados: Rio, Alagoas e Pernambuco. A Record planeja relançar algumas obras do escritor.
 
Dezembro
 
CLARICE LISPECTOR
 

Em dezembro, a Rocco relembra os 35 anos da morte da escritora Clarice Lispector. Dentro da série Clarice na Cabeceira, que já lançou três volumes dedicados aos contos, crônicas e romances da escritora brasileira de origem ucraniana, a editora anuncia o lançamento de Clarice Lispector – Jornais.
 
Sob a organização da pesquisadora Aparecida Maria Nunes, doutora em literatura brasileira pela Universidade de São Paulo (USP), o título é voltado para a obra lançada pela escritora nos jornais “Correio da Manhã”, “Diário da Noite” e “Comício”, ao longo das décadas de 1950 e 1960. A obra infantojuvenil de Clarice também será relançada, com ilustrações de Odilon Moraes.
 
CÁSSIA ELLER
 

No dia 10 de dezembro de 2012, Cássia Eller completaria 50 anos. Para homenagear a data, a Universal pretende lançar o DVD Luz do Solo, gravado no antigo ATL Hall (atual Citibank Hall), no Rio de Janeiro, em 2001.
 
No melhor estilo voz e violão, a cantora revisitou clássicos dos The Beatles, “Eleanor Rigby”; Caetano Veloso, “Diamante Verdadeiro”, e Joni Mitchell, “Cherokee Louise”.
 
Deve chegar aos cinemas o documentário Cássia Eller, de Paulo Henrique Fontenelle, com imagens raras e depoimentos inéditos.
 
 
FIQUE DE OLHO: OUTRAS DATAS SERÃO LEMBRADAS EM 2012

27/01 - 180 anos do nascimento de Lewis Carroll
02/02 - 130 anos do nascimento de James Joyce
06/02 - 50 anos de morte de Cândido Portinari
07/02 - 200 anos do nascimento de Charles Dickens
22/03 - 180 anos da morte de Goethe
18/04 - 130 anos de nascimento de Monteiro Lobato
20/04 - 100 anos da morte de Bram Stoker
04/05 - 75 anos de morte de Noel Rosa
26/06 - 70 anos de vida de Gilberto Gil
06/07 - 50 anos da morte de William Faulkner
14/07 - 40 anos de morte de Leila Diniz
23/07 - 80 anos de morte de Santos Dumont
09/08 - 50 anos da morte de Herman Hesse
12/09 - 55 anos de morte de José Lins do Rêgo
23/10 - 80 anos de vida de Ziraldo
26/10 - 90 anos de nascimento de Darcy Ribeiro
26/10 - 70 anos de vida de Milton Nascimento
01/11 - 90 anos de morte de Lima Barreto
16/11 - 90 anos do nascimento de José Saramago
19/11 - 45 anos da morte de Guimarães Rosa
 
 
 
Comentários (4)
Leonaldo de Oliveira - 22/02
Parabéns pelas informações relativas a 2012. Há algum material sobre Centenários e datas especiais neste ano merecem ser lembrados ?
Maristela S. Cruz - 17/02
Em 2012 é a comemoração do Centenário da poetisa paranaense HELENA KOLODY, que está sendo homenageada pelo projeto "2012, Centenário poetisa paranaense Helena Kolody" para todas as escolas estaduais do Paraná.
Eunice - 27/01
Falta Luiz Gonzaga - Rei do Baião. Nasceu em 13/12/1912. 100 anos atrás.
Eunice - 25/01
Devemos lembrar também o centenário de nascimento de Luiz Gonzaga,Rei do Baião, em 12 de dezembro de 2012.
Comente você também!
Nome

Mostrado junto ao comentário
Email

Não mostrado junto ao comentário
Postar Comentário
CAPTCHA
Copie os caracteres que
aparecem na figura ao lado

Notícias
Visite nosso site de vendas
Arquivo
powered by Brado! Networks