Olá Visitante, seja bem vindo!
Faça Login ou Registre-se
Artes
Filmes e Séries
Games
Literatura
Música
Quadrinhos
Home > Para Ler > Matérias
Filmes de terror e suspense inspirados em fatos reais13. 09. 2013
Filmes e Séries
'Invocação do Mal': o porão da casa da família Perron abriga sinistros habitantes
Por Lourdes Guimarães
 
Filmes de terror tendem a dar sustos e provocar pavor com suas histórias sobrenaturais, mas quando vêm acompanhados da intrigante frase "Baseado em fatos reais” podem garantir tensão extra.
 
Muitas das histórias têm origem em fatos mórbidos ocorridos no mundo real, como a recente produção Invocação do Mal. Dirigido por James Wan (Jogos Mortais e Sobrenatural), o filme chega às telonas numa sugestiva sexta-feira 13.
 
Conheça esse e outros longas baseados em fatos reais.
 
INVESTIGAÇÕES PARANORMAIS
 
Invocação do Mal se baseia na história de um casal real de investigadores de fenômenos paranormais: Ed e Lorraine Warren (Patrick Wilson e Vera Farmiga). Em 1971, eles investigam a casa da família Perron, em Rhode Island. Fenômenos inexplicáveis como temperaturas congelantes, objetos que se movem do nada e visões assustadoras garantem momentos de tensão e sustos. Vale ficar atento à sinistra boneca Annabelle, que faz parte do sombrio museu do oculto, criado pelo casal a fim de manter em segurança artefatos usados em rituais satânicos, bruxaria e exorcismos.
 
Assista ao trailer do filme:
 
 
CONVIVENDO COM O INOMINÁVEL
 
No inesquecível Amityville – A Cidade do Horror (1979), de Stuart Rosenberg, baseado no livro de Jay Anson, a família Lutz pensa ter feito um grande negócio ao comprar uma casa em Amityville, em Nova York. Contudo, a residência fora palco de um crime: Ronald DeFeo Jr. assassinou a tiros sua própria família. Os Lutz, que ficaram na casa apenas por 28 dias, testemunharam fatos como vozes do além, cheiros estranhos etc. A casa, o assassinato dos DeFeo e a compra da propriedade pela família Lutz foram tudo verdade. Quanto às assombrações, há quem diga que não passaram de uma promoção para a venda do livro.  
 
O casal George (James Brolin) e Kathy (Margot Kidder) descobre que a casa dos sonhos é o pior dos seus pesadelos
 
SOMBRIAMENTE INACREDITÁVEL
 
No filme Evocando Espíritos (2009), de Peter Cornwell, a família Campbell muda de residência para ficar próxima da clínica em que o jovem filho faz um tratamento contra o câncer. Contudo, o rapaz passa a ter comportamentos estranhos e a presenciar atividades paranormais na casa, que na verdade era uma antiga funerária. A produção foi inspirada em acontecimentos vivenciados pela família Parker, que se mudou para Connecticut em 1986, em busca de tratamento para o filho Paul, na época com 14 anos. Eles relataram  uma série de ocorrências assustadoras, que vão desde vozes sombrias até a possessão do jovem Paul, que chegou a atacar a família.
 
Matt (Kyle Gallner) tem visões aterradoras no novo lar 
 
O SOBRENATURAL NO BANCO DOS RÉUS
 
Em O Exorcismo de Emily Rose (2005), com direção de Scott Derrickson, a advogada Erin (Laura Linney) vai ao tribunal para defender um padre acusado de ser o responsável pela morte da jovem Emily Rose (Jennifer Carpenter) durante um ritual de exorcismo. A história foi baseada no caso da jovem alemã Anneliese Michel. Nascida em 1952, ela virou uma adolescente perturbada por alucinações demoníacas. Exorcizada por dois padres, seu estado de saúde se agravou e a jovem morreu por inanição e desidratação. Tanto os pais quanto os padres foram considerados culpados pela morte de Anneliese, por negligência.
 
Emily Rose: perturbada por estranhas alucinações
 
DORMINDO COM A MORTE
 
O filme A Hora do Pesadelo (1984), de Wes Craven, explora o universo onírico em que jovens adolescentes são atormentados por terríveis pesadelos orquestrados pelo personagem Freddy Krueger, um assassino sádico que tortura e mata suas vitimas durante os sonhos. Craven teve uma inspiração ao ler um artigo da década de 1970 sobre refugiados cambojanos. Eles sofriam com pesadelos horríveis, chegando ao ponto de se recusarem a dormir, e alguns deles até acabaram morrendo durante o sono. 
 
Freddy Krueger assassina suas vítimas no pseudoinofensivo mundo dos sonhos
 
ESTRANHAS FIXAÇÕES 
 
A obra-prima de suspense Psicose (1960), com direção de Alfred Hitchcock, apresenta o psicótico Norman Bates, que tem uma mórbida fixação pela mãe. Norman vive em delírios e aterroriza os  hóspedes do seu hotel. Sua criação foi inspirada no livro de Robert Block, que se baseou na história do criminoso norte-americano Edward Gein, acusado de assassinar uma jovem em 1957, mas acredita-se que ele tenha sido responsável por mais mortes. Gein, que, assim como Norman, era obcecado pela mãe, foi internado em um hospital psiquiátrico e faleceu em 1984. 
 
Norman (Anthony Perkins) convive com dupla personalidade, e uma delas é de arrepiar 
 
AVENTURA MACABRA
 
No suspense Wolf Creek – Viagem ao Inferno (2005), com direção de Greg McLean, as inglesas Liz (Cassandra Magrath) e Kristy (Kestie Morassi) e o australiano Ben (Nathan Phillips) decidem fazer uma viagem de carro pelo deserto australiano, mas o que poderia ser um passeio divertido vira um verdadeiro filme de terror. Greg McLean buscou inspiração em crimes ocorridos na Austrália, durante a década de 1990, em que três pessoas foram presas por assassinar mochileiros de forma violenta. 
 
Wolf Greek: ao invés de uma divertida viagem, um verdadeiro tour de horror
 
Muitas são as produções que flertam com os acontecimentos mais estranhos e macabros da realidade, mas esses foram apenas alguns exemplos. E você... tem alguma história aterrorizante para compartilhar?
 
 
 

 
Comentários (0)
Comente você também!
Nome

Mostrado junto ao comentário
Email

Não mostrado junto ao comentário
Postar Comentário
CAPTCHA
Copie os caracteres que
aparecem na figura ao lado

Notícias
Visite nosso site de vendas
Arquivo
powered by Brado! Networks