Olá Visitante, seja bem vindo!
Faça Login ou Registre-se
Artes
Filmes e Séries
Games
Literatura
Música
Quadrinhos
Home > Para Ler > Matérias
Fernanda Belém lança o segundo livro e firma seu nome na literatura 06. 02. 2014
Literatura
Fernanda Belém lança 'Ah, O Verão!'
Por Diandra Renesto
 
Ela sempre soube o que queria. Desde os 8 anos de idade, Fernanda Belém escreve sobre os mais diversos assuntos. Jornalista formada, já teve vários blogs, participa do projeto Entre Linhas e Letras e criou o site A Bela da Bola, onde só mulheres opinam sobre futebol. Sim, futebol. A versatilidade dessa garota de Niterói é realmente grande.
 
Em 2011, publicou seu primeiro livro: Louca por Você,  que fez um imenso sucesso entre os adolescentes e que a estimulou a dar continuidade à carreira de escritora profissional.
 
O passo seguinte foi escrever o romance Ah, O Verão!, que ela lança agora, no dia 7 de fevereiro pela editora Valentina.
 
O título, que conta as aventuras de férias da protagonista Camila, uma garota de 15 anos, e de suas amigas no paradisíaco cenário de Búzios, é o primeiro volume de uma série que recebeu o nome de As Quatro Estações do Amor.
 
E foi exatamente em torno desse novo trabalho que batemos um papo exclusivo para o SaraivaConteúdo.
 
Quando você decidiu escrever seu primeiro livro, já tinha intenção que fosse para o público jovem?
 
Fernanda. Não. Na verdade, eu pensei em escrever algo mais para o público da minha idade, 20 e poucos, 30 anos. Mas quando comecei a receber respostas de leitores, eram muitos adolescentes escrevendo, dizendo que se identificaram com a personagem principal. Aí eu pensei que tinha que conversar mais com esse público.

E como você acha que está a aceitação de autores nacionais no Brasil, nesse nicho de literatura adolescente?
 
Fernanda.  Eu acho que está crescendo muito. Eu tenho um grupo (Entre Linhas e Letras) que vai às escolas incentivar a leitura e conversar com os adolescentes, e temos percebido que eles têm lido mais. E a aceitação aumenta também porque, com a literatura nacional, quando o adolescente lê sobre o lugar que ele mora ou sobre um lugar que já visitou, a identificação fica ainda maior.
 
O romance Ah, o Verão! é o primeiro de uma sequência. De onde veio a ideia da série? Os personagens se mantêm em todos os livros?
 
Fernanda. Ah, O Verão! surgiu porque na adolescência eu "devorava" aquelas revistas de adolescente e sempre sonhei com um amor de verão, aquelas histórias que eu lia e ficava encantada. E a ideia da série veio depois, porque o livro termina, não precisa de continuação. Então a continuação vai ser o amadurecimento da protagonista. A cada estação ela vai estar um ano mais velha, num momento de vida diferente. Então a Camila, é claro, vai estar em todas as histórias, e as amigas também, sempre a acompanhando.
 
Escritores sempre colocam um pouco de si em cada história. O que você tem da protagonista Camila? Já viveu alguma situação parecida com a dela?
 
Fernanda. Eu sempre tenho um pouquinho de mim em cada personagem mesmo. Da Camila eu tenho mais as características físicas e de personalidade, acho que o jeito sonhador, a vontade de ser jornalista. Mas infelizmente eu nunca vivi um amor de verão. E na verdade eu me acho mais parecida com a Gisela, outra personagem do livro.
 
E quanto aos outros personagens, você pensou em alguém específico para compor as características de cada um?
 
Fernanda. Não, os personagens vieram à minha cabeça. Eu penso mais em algum ator mesmo quando eu vou escrevendo, pego a fisionomia de um ator para poder montar, ou então idealizo alguém na minha cabeça, mas não me baseio em alguém específico. O Leandro, por exemplo, é uma mistura de Cauã Reymond com Caio Castro: charmoso, uma beleza não muito clássica.
 
Você escreve desde criança. Também mantinha uma agenda, como a Camila, onde já treinava a escrita?
 
Fernanda. Já. Desde criança eu escrevia, tanto que, com 8 anos, teve um concurso da apresentadora Bia Bedran num teatro, para crianças e adultos escreverem contos, e o que ganhasse seria interpretado no palco. O meu ganhou, e ela apresentou a historinha durante dois anos. E aquilo me estimulou ainda mais. Então, agenda, cartinhas, eu sempre fiz até ficar mais velha e ir para blogs. E por isso fiz jornalismo também.
 
Qual foi o seu processo para escrever? O que te inspirou? Quais autores leu enquanto escrevia?
 
Fernanda. Meu processo é: sento no computador de manhã e só saio à noite, com uma musiquinha de fundo. Caminhada na praia eu também sempre faço, [essa atividade] me faz voltar pra casa cheia de ideias. E quando escrevi esse livro, eu estava lendo muito a Sophie Kinsella, porque queria fazer uma coisa com mais humor. Então fui para o gênero chick lit, para poder pegar mais o pensamento dos personagens, o estilo.
 
Tanto Ah, o Verão! quanto Louca por Você têm narração em primeira pessoa. Você tem algum interesse especial nesse estilo?
 
Fernanda. Eu gosto muito de escrever assim e gosto muito de ler assim, porque eu acho que o envolvimento com a personagem central é maior. Em terceira pessoa, apesar de você conseguir ver melhor o que os outros personagens fazem, [a narrativa] não tem o mesmo foco.
 
Você já tem ideias para mais livros, além da série As Quatro Estações do Amor?
 
Fernanda. Minha cabeça é um mundo à parte, então eu tenho várias ideias e sempre anoto num bloquinho o que penso. Tenho inclusive um projeto sobre futebol que ainda não desenvolvi por falta de tempo. Mas já está nos planos.
 
Qual a previsão de lançamento do próximo volume? Você pode adiantar alguma coisa sobre ele?
 
Fernanda. Eu posso adiantar que a Camila vai estar com 16 anos, e o livro Folhas de um Outono vai ser a história dela em Campos do Jordão, aonde a personagem vai para fazer um curso de escrita criativa. Porque depois da viagem maravilhosa que fez no verão, em Búzios, ela resolve que quer ser jornalista, mas quer trabalhar viajando, em uma revista de viagem ou blog de viagem. Então seu objetivo passa a ser esse, e ela acaba convencendo a mãe a deixá-la viajar sozinha para já investir nisso. Acredito que [o livro] vai ser lançado ainda este ano, provavelmente no segundo semestre.
 
EVENTOS
 
Lançamento do livro Ah, o Verão!
Onde: Saraiva Plaza Niterói - Rua Quinze de Novembro, 8 - Niterói, RJ
Quando: 7 de fevereiro de 2014 (sexta-feira), 17h
 
Lançamento do livro Ah, o Verão!
Onde: Botafogo Praia Shopping - Praia Botafogo, 400 - Rio de Janeiro, RJ
Quando: 14 de fevereiro de 2014 (sexta-feira), 17h
 
Comentários (0)
Comente você também!
Nome

Mostrado junto ao comentário
Email

Não mostrado junto ao comentário
Postar Comentário
CAPTCHA
Copie os caracteres que
aparecem na figura ao lado

Notícias
Visite nosso site de vendas
Arquivo
powered by Brado! Networks