Livro: "A Criminalização da Desinformação no Contexto Político-Eleitoral: Perspectivas no cenário jurídico brasileiro"

SINOPSE:

Este estudo foi idealizado a fim de tentar responder algumas dúvidas levantadas quando tratamos da desinformação e sua influência no cenário político-eleitoral. É necessário criminalizar a desinformação para combatê-la no âmbito eleitoral? O combate à desinformação fere a liberdade de expressão ou apenas a relativiza? As posturas adotadas pelo judiciário e legislativo brasileiros acompanham as tendências europeias sobre o tema? O Projeto de Lei n. 2.630 de 2020 (“Lei das Fake News”) procura criminalizar a desinformação? A fim de responder esses questionamentos, em um primeiro momento, utilizou-se do método dedutivo para realização de levantamento bibliográfico e doutrinário acerca dos termos “desinformação” e “fake news”; levantamento bibliográfico acerca da liberdade de expressão no ordenamento jurídico brasileiro e possibilidades de criminalização dessas condutas e; análise da legislação eleitoral acerca da desinformação, bem como do PL n° 2.630/2020. Também foi utilizado o método indutivo, para o exame de jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral e Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo no que se refere à desinformação. Por fim, foi utilizado o método comparativo no que se refere a um pequeno compilado das posturas adotadas pela União Europeia frente ao tema. Por meio desses métodos, foi possível auferir que: “desinformação” é um termo adequado para o fenômeno estudado; há possibilidade de mitigar o princípio da Liberdade de Expressão quando em conflito com outros princípios; a legislação eleitoral brasileira criminaliza posturas que se configuram como desinformação; a jurisprudência da Justiça Eleitoral usa a liberdade de expressão como princípio orientador de suas decisões e; o PL 2.630/2020 não se refere à criminalização de condutas. Concluiu-se, portanto, que não é necessário criminalizar a desinformação para combatê-la, tampouco esse combate é nocivo à liberdade de expressão. Também foi constatado que o Brasil segue apenas algumas posturas sugeridas pela União Europeia, distanciando-se, principalmente, pelo fato de sua legislação eleitoral criminalizar a desinformação. Tal postura, contudo, não ocorre no PL 2.630/2020, a despeito de outros pontos falhos do projeto de lei.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro A Criminalização da Desinformação no Contexto Político-Eleitoral: Perspectivas no cenário jurídico brasileiro de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro A Criminalização da Desinformação no Contexto Político-Eleitoral: Perspectivas no cenário jurídico brasileiro de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro A Criminalização da Desinformação no Contexto Político-Eleitoral: Perspectivas no cenário jurídico brasileiro

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: