Livro: "A Crise Imperial Romana: A História do Império Romano no Século III Após o Assassinato de Alexandre Severo"

SINOPSE:

Apesar dos desastres, houve pelo menos algumas boas notícias para os romanos. Aureliano e Probo conseguiram recuperar o território perdido e, com isso, parte do prestígio de Roma. O momento decisivo veio com a acessão de Diocleciano em 284 d.C. Daquele ponto em diante, o império passou por um período de restauração, mas, antes de chegar àquele estágio, teve nada menos do que 20 imperadores em 50 anos, mesmo com a exclusão de outros cinco “imperadores” gauleses que se estabeleceram como governantes independentes entre 260 e 274 d.C.
O reinado de Diocleciano viu reformas postas em prática para alcançar o fim tão esperado da Crise Imperial, e vários dos imperadores antes dele poderiam ter tido a capacidade de administrar o processo da reforma, mas o poder e o desejo do exército de usar e abusar do poder asseguraram que poucos deles realmente tivessem alguma chance de deixar suas marcas. Foi o pior período da história do Império Romano até então, e, ao mesmo tempo, os romanos foram forçados a lidarem com potências estrangeiras beligerantes e com problemas criados pelo surgimento de províncias cada vez mais poderosas e populosas.
As pressões criadas pelo crescimento populacional, tanto dentro quanto fora do império, foram exaustivamente pesquisadas, mas, mais recentemente, questões geradas por mudanças climáticas também chamaram a atenção. A suposição sustentada anteriormente era de que o crescimento da população na Alemanha moderna havia levado grupos hostis para o território romano, e acredita-se, agora, que no Século II d.C., a mudança climática resultou em aumentos significativos no nível do mar, causando inundações em massa e destruições de plantações na Europa Oriental. Isso pode ter concedido às pessoas o ímpeto de migrar para o sul e para o oeste, exatamente no momento em que Roma concentrava-se em conter o Império Persa Sassânida. Muitas vezes se esquece de que o Império Persa era tão grande quanto o dos romanos, além de igualmente bem desenvolvido militarmente durante aquele período, o que explicaria a dificuldade de relacionamento que Roma enfrentou.Enquanto os líderes romanos competiam pelo poder e constantemente lutavam contra guerras civis, as famosas estradas de Roma caíram em desuso, a economia foi prejudicada, o sistema comercial de todo o continente, que floresceu nos anos anteriores, foi substituído por um sistema básico de escambo e houve uma redução no comércio internacional. As pessoas ficaram cada vez mais temerosas por sua segurança pessoal, e a Crise Imperial enfrentou uma tendência crescente de sacrifícios de liberdades e direitos pessoais em troca de garantias de segurança por parte dos ricos proprietários de terra. Tudo isso prefigurou o surgimento do sistema feudal europeu e da servidão.
Aqueles foram, obviamente, tempos turbulentos, e dada a volatilidade, muitos historiadores debatem como o Império Romano conseguiu sobreviver e ainda permanecer robusto o suficiente para permitir que Diocleciano e seus sucessores o restaurassem. Dadas as muitas pessoas envolvidas e a era relativamente curta em que tudo aconteceu, os historiadores enfrentam dificuldades para resumir a Crise Imperial Romana, e por isso, apesar de ter sido um dos períodos mais intrigantes da história romana, é muitas vezes negligenciado por estudiosos que optam por se concentrarem nos períodos mais coerentes antes e depois da crise.
A Crise Imperial Romana: A História do Império Romano no Século III após o Assassinato de Alexandre Severo examina os 50 anos durantes os quais o Império Romano enfrentou turbulências e quase se separou 200 anos antes de seu colapso final. Junto com fotos que retratam pessoas, lugares e eventos importantes, você aprenderá sobre a Crise Imperial como nunca antes.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro A Crise Imperial Romana: A História do Império Romano no Século III Após o Assassinato de Alexandre Severo de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro A Crise Imperial Romana: A História do Império Romano no Século III Após o Assassinato de Alexandre Severo de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro A Crise Imperial Romana: A História do Império Romano no Século III Após o Assassinato de Alexandre Severo

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: