Livro: "A DESJUDICIALIZAÇÃO E O ACESSO À JUSTIÇA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA USUCAPIÃO DE BEM IMÓVEL"

SINOPSE:

Esta obra tem por objetivo verificar se a desjudicialização de deman- das é um mecanismo que efetiva o acesso à justiça, tendo a usucapião extraju- dicial como caso de análise por ser o mais recente exemplo no ordenamento jurídico pátrio. Justifica-se a realização desta busca em decorrência da utilização dos diversos meios da gestão de conflitos para efetivar o acesso à justiça, especialmente a desjudicialização, que procura retirar do Poder Judiciário o monopólio do processamento de demandas. Para tanto, utilizou- -se como metodologia a análise legislativa, jurisprudencial, bem como bibliografia especializada sobre o tema para constituir os componentes eminentemente teóricos. Do mesmo modo, fez-se uso da pesquisa empírica por meio da análise de dados fornecidos pelos órgãos oficiais, bem como foi realizada coleta de dados dos cartórios de registro de imóveis, os quais foram obtidos por meio de aplicação e questionário proeminentemente qualitativo em 69 municípios do Estado do Ceará. A dissertação foi dividida em cinco capítulos, dentre os quais, após as considerações iniciais, verificou-se a trans- formação do conceito de acesso à justiça, adotando-se o sentido amplo de alcance dessa garantia fundamental, bem como o desenvolvimento das teorias processuais. Em seguida, foi realizada uma averiguação sobre a desju- dicialização, momento em que foi dado enfoque à usucapião administrativa, sendo realizada um exame sobre o direito material e processual envolvidos nas demandas que tratam sobre a prescrição aquisitiva, quando foram evidenciados os dados empíricos colhidos. No capítulo quarto, restou aferida a efetividade do acesso à justiça com suporte nas teorias processuais contem- porâneas, oportunidade em que ficaram constatados os obstáculos de imple- mentação da desjudicialização e foi analisada a possibilidade de desjudiciali- zar a execução civil e fiscal. No capítulo de fecho (cinco), defendeu-se que a desjudicialização é uma importante tecnologia a ser utilizada, juntamente com o Poder Judiciário e os métodos equivalentes à jurisdição na gestão de demandas, para a efetivação do acesso à justiça, o que ocorrerá sempre que forem resguardadas as garantias fundamentais em conformidade com o modelo constitucional de processo.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro A DESJUDICIALIZAÇÃO E O ACESSO À JUSTIÇA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA USUCAPIÃO DE BEM IMÓVEL de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro A DESJUDICIALIZAÇÃO E O ACESSO À JUSTIÇA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA USUCAPIÃO DE BEM IMÓVEL de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro A DESJUDICIALIZAÇÃO E O ACESSO À JUSTIÇA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA USUCAPIÃO DE BEM IMÓVEL

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: