Livro: "A Doença da Frase: A Gramática do Caos na Poesia de Manoel de Barros"

SINOPSE:

A Doença da Frase: A Gramática do Caos na Poesia
The Disease of Phrase – The Grammar of Chaos in Poetry
Há algum tempo a humanidade vem se iluminando para um novo pensamento. A Teoria do Caos participa desse projeto, dividindo a história humana em duas eras: a da ciência cartesiana e a da ciência caótica dinâmica. Um Caos que pede revisão no sentido de seu termo, assim como para tudo o que conhecemos. (…)
A poesia coloca o ser diante das ‘coisas do mundo’ e, por conseguinte, diante da verdade, do Caos.
(…)
o sistema linguístico compõe o conjunto de sistemas complexos do mundo, cujas características principais são a complexidade e o caráter de constante mutação e re-organização.
O que é manifesto, o que é ‘forma’ é organizadopor uma gramática viva, dinâmica: a Gramática do Caos.(Maria Luiza Pavan)
“É vasta a literatura e abundantes os debates que tratam da questão das relações entre “a gramática” e a criatividade linguística. E colocou-se “a gramática” aspeada precisamente porque o engano parte, frequentemente, daqui: pensar-se que Gramática deve ser inequivocamente entendida no sentido tradicional normativista, como o conjunto das regras do “falar correto”, seguidor de um padrão invariável, repetidor de modelos tidos como ideais, o que levaria a que todas as realizações da língua que não seguissem o padrão fossem vistas como erradas, “doentes”. E a poesia não seria mais do que um conjunto de frases desviantes e por isso mesmo, doentes.O texto de Maria Luiza Pavan parte precisamente da constatação da falsidade desta posição: é a gramática que faz com que a poesia se possa erguer. Mas, obviamente, se é assim, então não é da mesma “gramática” que tratamos. É que a gramática que permite a poesia não é a normativa tradicional, nem sequer uma das de caráter estruturalista ou gerativista. Tem de ser uma gramática que aceite a criatividade, mesmo a aparentemente mais estranha, uma gramática para quem, como dizia Vergílio Ferreira, um erro é uma verdade à espera de vez. (…)Esta análise da obra de Manuel de Barros que Maria Luiza Pavan apresenta é um ótimo contributo para se repensar a questão das relações entre a literariedade e a norma linguística, entre a pretensa agramaticalidade dos usos e o caráter não previsível que a criatividade linguística pode abarcar. ” (José Teixeira – Universidade do Minho, Portugal)
1. Ciência 2. Linguagem 3. Gramática 4. Caos 5. Poesia 6. Manoel de Barros1. Science
1. Linguagem 2. Linguística 3. Estética 4. Língua 5. Criatividade 6. Teoria do Caos 7. Sistemas Complexos e Dinâmicos 8. Gramática 9. Poesia 10. Manoel de Barros 11. Gramaticalização12. Aquisição da Linguagem 13. Cognição
1. Language 2. Linguistics 3. Aesthetics 4. Language 5. Creativity 6. Chaos Theory 7. Complex and Dynamic Systems 8. Grammar 9. Poetry 10. Manoel de Barros 11. Grammaticalization12. Language Acquisition 13. Cognition
Capítulo 1 – O Caos e a Linguagem1.1 Teoria do Caos e a concepção do anômalo1.2 A Língua como multissistema complexoCapítulo 2 – O Discurso Poético2.1 e esse vazio… é buraco ou porta?2.2 A linguagem viva: matéria fluida2.3 Caos, verdade e poesia2.4 Palavra: a loucura dos signosCapítulo 3 – O Metadiscurso Poético3.1 A Agramática: a doença da frase, a doença da língua3.1.1. Na infância da língua3.1.2. O Ilogismo da Racionalidade Estética
Chapter 1 – Chaos and Language1.1 Chaos theory and the anomalous conception1.2 Language as a complex multisystemChapter 2 – The Poetic Speech2.1 and this emptiness … is it hole or door?2.2 Living language: fluid matter2.3 Chaos, truth and poetry2.4 Word: The Madness of SignsChapter 3 – The Poetic Metadiscourse3.1 Agramática: the disease of the sentence, the disease of the language3.1.1. In the language childhood3.1.2. The Illogic of Aesthetic Rationality

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro A Doença da Frase: A Gramática do Caos na Poesia de Manoel de Barros de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro A Doença da Frase: A Gramática do Caos na Poesia de Manoel de Barros de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro A Doença da Frase: A Gramática do Caos na Poesia de Manoel de Barros

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: