Livro: "A Igreja Ortodoxa"

SINOPSE:

O firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem” (Hebr. 11:1).A fé é, portanto, a certeza daquilo que não podemos ver e o desejo e esperança da eterna salvação.A fé é objeto do coração, embora nasça no pensamento humano.
Isaías: “Se não crerdes, certamente não ficareis firmes” (Is. 7:9).São Cirílo: “Não somos nós os únicos, denominados Cristãos, que consideram a fé como sendo algo de muito elevado, mas tudo o que está acontecendo no mundo, mesmo entre os homens de outras crenças, faz se por intermédio da fé.Na fé está apoiada a agricultura; pois se o agricultor não tivesse fé em conseguir uma colheita proveitosa, não teria empenhado todos os seus esforços. Pela fé dirigem-se os marujos, etc. (Ensinamentos: 5).
A Revelação Divina
Chamamos Revelação Divina tudo aquilo que o próprio Deus revelou aos homens, para que estes possam acreditar Nele verdadeiramente, conseguir a eterna salvação e apresentar lhe constantemente o mais condigno louvor.
Deus deu a todos os homens a Revelação Divina, pois ela conduz à salvação eterna, sendo absolutamente necessária a todos.A Revelação Divina não podia ser oferecida aos homens diretamente; por isto Deus escolheu para este fim pessoas especialmente piedosas e boas, que receberam de Deus a Revelação, transmitindo-a em seguida aos homens, desejosos em recebê la.
A primeira Revelação Divina foi feita a Adão, em seguida a Noé, depois a Abraão, Moisés e outros profetas. Em toda plenitude, porém, e em toda perfeição apresentou a Revelação Divina aos homens o incarnado Filho de Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo, que a divulgou e expandiu pelo universo todo por intermedio dos Seus santos discípulos — o apóstolos.
“Antigamente havia Deus falado muitas vezes e de muitas maneiras aos pais, pelos profetas, a nós nos falou nestes últimos dias pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo” (Hebr. 1:1-2).O mesmo apóstolo diz também: “Falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória; a qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; mas Deus no las revelou pelo Seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus”. (1ª Cor.: 2; 7, 8, 10) E também São João Evangelista diz: “Deus nunca foi visto por alguém, o Filho Unigênito, que está no seio do Pai, esse o fez conhecer” (S. João. 1,18). “Ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar” (S. Mat. 11:27). “Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o Seu eterno poder, como a Sua Divindade, se entendem e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas” (Rom. 1,20).“E de um só fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação; para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós. Porque Nele vivemos e nos movemos e existimos” (Atos 17:26-28).“Meditando sobre a fé em Deus, predomina o pensamento que Deus existe; conseguimos êste pensamento observando as coisas criadas. Pesquisando com empenho a criação do mundo, chegamos a conhecer que Deus é universalmente sábio, todo poderoso, bom; conhecemos também as Suas qualidades invisíveis. Desta forma aceitâmo lo como Poder Supremo. já que Deus é Criador do mundo e nós mesmos fazemos parte dêste mundo, torna-se obvio, que Deus é também o nosso Criador. Como conseqüência da compreensão desta verdade surge a fé, pela qual prestamos a Deus o nosso louvor e a nossa homenagem (Basílio o Grande, Epistola 232).
Podemos compreender as Verdades Reveladas por meio do cérebro (intelecto)?

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro A Igreja Ortodoxa de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro A Igreja Ortodoxa de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro A Igreja Ortodoxa

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: