Livro: "A Responsabilidade Civil dos Sócios nas Sociedades Limitadas"

SINOPSE:

A responsabilidade ilimitada, originária do Direito romano, sempre foi uma barreira para o empreendedorismo e a criação de novas empresas. O insucesso na atividade econômica poderia implicar graves consequências, como o enfrentamento de um processo de falência, o risco de penhora dos bens pessoais, a sujeição à responsabilização penal e a perda da credibilidade no mercado. As sociedades anônimas afastavam, em grande parte, estes problemas, com a limitação da responsabilidade dos acionistas. No entanto, este tipo societário tem sua origem, na Idade Moderna, ligada à formação das grandes companhias comerciais europeias que exploraram a América e a Ásia. Além da complexidade, havia, em regra, excessivo controle estatal.
Em 1892, na Alemanha, será estruturado um novo tipo societário, que possibilitava a constituição de sociedades com reduzido capital social, estrutura de funcionamento simplificada e controle por poucas pessoas, que poderiam, até mesmo, pertencerem ao mesmo grupo familiar. Mas, a grande inovação residia no fato de que os sócios responderiam, em caso de insucesso, somente até determinado valor. Surgiam, assim, as sociedades limitadas, que, logo, transformar-se-ia num dos mais importantes instrumentos de incentivo ao empreendedorismo.
O presente livro tem, por objetivo, discutir o delicado e polêmico tema da responsabilidade civil dos sócios, nas sociedades limitadas. Para tanto, a obra divide-se em três partes. Na primeira, analisamos o princípio da autonomia patrimonial e a evolução das regras de responsabilidade, desde o Decreto nº 3.708/1919 até o atual Código Civil.
Na segunda parte, nosso estudo recai sobre o acervo de regras que fixam a responsabilidade solidária e ilimitada dos sócios, insertas no atual Código Civil e no Código Tributário Nacional.
Na terceira parte, analisamos a evolução do instituto da desconsideração da personalidade jurídica, das balizas iniciais no Direito Inglês (Salomon v. Salomon) e no Direito americano (Bank of United States vs. Deveaux ), até a sua incorporação tardia ao Direito brasileiro. O nosso foco recai sobre a nova redação do artigo 50, Código Civil, introduzida pela Lei 13.874/2019 (Liberdade Econômica), e sobre o novo instituto do Incidente de Desconsideração da Personalidade Jurídica, trazido pelo CPC 2015.
A obra desenvolve, portanto, ampla discussão sobre a evolução e o cenário atual da responsabilidade civil dos sócios, nas sociedades limitadas, sendo, assim, de grande interesse para as pessoas que convivem com o tema.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro A Responsabilidade Civil dos Sócios nas Sociedades Limitadas de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro A Responsabilidade Civil dos Sócios nas Sociedades Limitadas de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro A Responsabilidade Civil dos Sócios nas Sociedades Limitadas

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: