Livro: "ANÁLISE DA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS: UM ESTUDO DE CASO DO COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DAS VELHAS"

SINOPSE:

O presente trabalho constitui uma análise sobre as principais políticas públicas de recursos hídricos relacionadas com a gestão institucional do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBHRV), um dos mais antigos e atuantes em Minas Gerais e no Brasil. Considerado como um modelo de gestão ainda em consolidação, o gerenciamento hídrico por organismos de bacia, com os comitês em especial, tem sido cada vez mais aplicado no campo institucional, porém ainda demanda maior conhecimento e entendimento conceitual e práticos sobre suas atuações legais e sociais. O objetivo é o de discutir e analisar tais políticas sob a ótica da gestão e de seus processos democráticos e participativos, com vistas à identificação das suas principais possibilidades e restrições que são existentes atualmente. Dessa forma, a estrutura organizacional implantada no referido comitê desde sua fundação em 1998 até o ano de 2015 é avaliada a partir dos critérios preliminarmente escolhidos de participação, transparência e práticas exercidas, dentre outros possíveis. Estes foram selecionados por possibilitarem ao trabalho identificar relações institucionais diversas e interdependentes de governança no comitê e, de forma geral, nas políticas públicas hídricas em Minas Gerais. Para tanto a pesquisa realiza discussões sobre aspectos legais, institucionais, econômico- financeiros e de integração que são vinculadas ao comitê selecionado. Em termos metodológicos, é utilizada uma conjunção de pesquisa de campo, realizada por vários anos no próprio comitê e dentro das estruturas institucionais de recursos hídricos (“observação participante”); estudo crítico das principais deliberações relacionadas direta ou indiretamente com a gestão hídrica em geral e do CBHRV em particular (“análise documental”); interpretação das entrevistas individuais realizadas com as principais lideranças e personalidades vinculadas com o comitê e/ou tema proposto de pesquisa (“análise de conteúdo”). Este conjunto de investigação é aqui utilizado para a demonstração de como, a partir do estudo de caso escolhido de seus procedimentos administrativos e institucionais podem favorecer ou impedir contextos mais democráticos e participativos em um modelo de gerenciamento via comitê quadripartite (sociedade civil, poder público estadual, poder público municipal, setor privado).

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro ANÁLISE DA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS: UM ESTUDO DE CASO DO COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DAS VELHAS de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro ANÁLISE DA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS: UM ESTUDO DE CASO DO COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DAS VELHAS de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro ANÁLISE DA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS: UM ESTUDO DE CASO DO COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DAS VELHAS

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: