Livro: "ÀS MARGENS DO SÃO FRANCISCO: A cidade e sua gente"

SINOPSE:

Não é, este livro, um registro histórico propriamente dito, mas de uma narrativa em que se pretende mostrar como nasceu a São Francisco e a epopeia do povo ribeirinho a partir de acontecimentos remotos. Assim, é preciso saber como aqui se implantou a civilização, situando São Francisco no contexto de civilização. No caso, a narrativa volta à queda do feudalismo e ao surgimento do mercantilismo; a formação de Portugal como reino, que dependia de riquezas para se manter e desenvolver e, assim, por contingências imediatas, atirar-se ao mar em busca de necessárias riquezas – especiarias e metais. Resultou no descobrimento do Brasil e pouco depois, na descoberta do Rio São Francisco – e no seu caminho, São Francisco. O rio foi o caminho e no ir e vir de embarcações. Observou Geraldo Rocha, que ele é “Fator preponderante da existência do Brasil”. Fato também observado por Euclides da Cunha e Vicente Licínio Cardoso – sem o Rio São Francisco o Brasil não existiria como tal, seria repartida a Colônia como as Colônias espanholas. Extensos canaviais e usinas de açúcar ocuparam terras nordestinas e, em decorrência a criação de bois. Pastagens não poderiam ocupar as áreas dos canaviais. Estendeu-se às margens do Rio São Francisco a atividade pastoril, a lenta ocupação do São Francisco com os homens acompanhando os bois. O rio, por excelência e segurança de navegação, transformou-se no caminho ligando as regiões do Sul ao Norte do Brasil. Surgiram as embarcações que transportando ouro e víveres, o que deu margem à pirataria – índios e bandidos que saqueavam as embarcações. Para monitorar as ações da pirataria foram montados dois postos de vigia no rio: Pedras de Cima e Pedras de Baixo, isto no limiar de 1700. O posto de Pedra de Cima foi plantado por Domingos do Prado e Oliveira, sobrinho do bandeirante Matias Cardoso fundador do primeiro povoado nas margens do Rio São Francisco.O Rio São Francisco, o posto de atalaia, combate aos índios guaíbas e tapiraçabas, antecederam a criação de São Francisco em 1877. Chegaram os vapores navegando no rio trazendo à nova cidade famílias e mais famílias de nordestinos todos, depois, escrevendo a sua própria história, o que é contam neste livro por cem famílias entrevistadas.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro ÀS MARGENS DO SÃO FRANCISCO: A cidade e sua gente de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro ÀS MARGENS DO SÃO FRANCISCO: A cidade e sua gente de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro ÀS MARGENS DO SÃO FRANCISCO: A cidade e sua gente

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: