Livro: "Bruxas Cibernéticas: Semiótica da Wicca no Brasil"

SINOPSE:

Sabe aquele ditado “no creo en las brujas, pero que las hay, las hay”, pois bem, elas existem, mas sem verrugas no nariz ou beijando bodes: a bruxa moderna tem como “livro das sombras” um laptop e sabe os dias de seus rituais com a ajuda de aplicativos, e sabe que poções de beleza podem muito bem ser aquele creme na farmácia. O presente trabalho tem como objetivo a revelação da existência da “bruxa cibernética”,delineando a relação de uma religião antiga – o paganismo matriarcal repaginado como Wicca –com a cibernética moderna, caso que exemplifica como a Internet se tornou, não só um fenômenodos tempos correntes, mas, a forma de existência e resistência das culturas e o meio de comunicaçãopara qual tudo migra, tornando possível a iniciação ritual a partir do écran. Busca-se desvendar oprocesso de catequização de uma religião – tida como marginal – através da plataforma tecnológicacom o uso de metodologia indutivo-dedutiva. A bruxa wicca é em grande número cibernética, pois está envolvida com as máquinas de comunicação. Ela, assim, quase que apenas depende do computador, tanto para pesquisa sobre suareligião, como para se contatar com outros adeptos. Depende também de revistas e livros paramanter-se informada e buscar novas informações. Cada vez mais, as pessoas buscam através das redes sociais como o Facebook, Twitter eInstagram gritar sua individualidade. Essa individualidade, porém, não surge personificada esolitária, ela se dá através da identificação em diversos grupos. O indivíduo se torna uno a partirdas comunidades que integra e das pessoas com as quais estabelece relações. Em Bruxas Cibernéticas, Patricia Basseto buscou demonstrar um pouco do processo histórico da criação do termoWicca, e das diferentes consequências da difusão da mesma pelas mídias atuais e as mudanças emseu processo semiótico, de conteúdo, recepção, emissão, cujos códigos saem profundamentealterados, ainda que busquem manter um elo com a religião primordial. Bruxas Cibernéticas, é resultado de um processo denso de pesquisa em livros de história, religião, antropologia, semiótica e anos de pesquisas virtuais em sites wicca, e traz o acesso privilegiado de uma “insider” com a insenção acadêmica necessária.O fenômeno da bruxa cibernética, não é uma transfiguração momentânea, éum símbolo de uma nova era cosmo-ciber-globalizada, onde as portas de iniciação, identificação e oa formação do sujeito social passam a se dar a partir do sujeito virtual. A Internet permite adesconstrução da feiticeira medonha medieval, para o nascimento da mulher-deusa, que busca pormeio da máquina (o computador) reconstituir a tradição de culto a natureza e a reconstrução do eloperdido nas cosmo-urbis. No nível profundo, porém, toda essa nova roupagem não apaga a imageminicial que o imaginário religioso humano produziu: a busca de poderes que equiparem o homemnão só ao natural, mas também ao sobrenatural, às forças ocultas e espirituais.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Bruxas Cibernéticas: Semiótica da Wicca no Brasil de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Bruxas Cibernéticas: Semiótica da Wicca no Brasil de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Bruxas Cibernéticas: Semiótica da Wicca no Brasil

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: