Livro: "Capoeira: o período da escravidão e marginalidade, 1800-1930 (Trilogia da Jogador Livro 1)"

SINOPSE:

Histórico da capoeira na época da escravidão e marginalidade, 1800-1930.Vemos a formação das Maltas Cariocas de Capoeira que tocaram o terror no Rio de Janeiro na época de D.João Vi, Pedro !, Pedro !! e a rincesa Isabel: a Flor da Gente, a Espada da Lapa, a Guarda Negra,etc. Mandavam fechar o comércio e se defrontavam em verdadeiras batalhas campais, de forma semelhante as grandes gangues de tóxicos de noosos dias. Como estas maltas foram finalmente dizimadas pela perseguição policial comandada por Sampaio Ferraz, o “Cavanhaque de Aço” (que também era um capoeira amado0, quando é proclamada a República (1890).Vamos ver o aparecimento de capoeiristas famosos como o teeribilíssimo Manduca da Praia que respondeu a 27 processos sendo absolvido em todos devido ao seuprestígio entre os altos dignatários, dos quais muitos haviam contratado seus serviços como guarda-costas; e Juca Reis, o Príncipe dos Cordões Elegantes, filho do Conde de Matosinho que era o milionário dono de jornal carioca. Vamos ver a Guerra do Paraguai (1865-1870) e o surprendente papelexercido pelos capoeiristas, que tinham sido “convocados” à força na ruas e nas prisões do Rio, e como daí nasce a lenda dentro do Exército e da Marinha, do Capoeira ser o Guerreiro Brasileiro Em seguida aparecem alguns capoeiras isolados como o Prata Preta numa revolta Urbana da jovem República, e alguns outros na revolta da Chibata que abalou a Marinha Brasileira. E como na virada do século, no começo dos 1900s, estas maslas que foram desbaratadas, vão gerar um herdeiro destronado e solitário: o Malandro.
Este nsso livro é um dos 3 livros da “Trilogia do Jogador” lançado por mestre Nestor somente na forma de eBook Kindle. Os outros dois enfocam:
– A “Era das Academias, 1930-2000″, que começa com mestre Bimba e vem até nossos dias”.É uma continuação deste “Escravidão e Marginalidade,1800-1930”. O enfoque principal são os grandes mestres do passado – os mestres Bimba, Pastinha, Waldemar da Liberdade,Caiçaras, Canjiquinha, Noronha, Leopoldina -, seus depoimentos que expressam a filosofia de vida de cada um deles. E obviamente a geração que apareceu por volta de 1960 no Rio e São Paulo e que tomou a liderança do Universoda Capoeira se expandindo pelo Brasil e exterior (após 1971), formando os chamados Mega-Grupos (são uns 6 hoje em dia), e literalmente milhares de grupos médios e pequenos espalhados por todo o Brasil e em mais de 150 países no extrangeiro (hoje estima-se mais de 50.000 mestres e professores ensinando no Brasil, e uns 8.000 no exterior). E, para finalisar, uma nova geração de excelentes capoeiristas que aparece por volta de 2000, já em plena época dos computadores e da Internet com a sua Realidade Virtual, e que reinvindica novas mudanças e atitudes, pela primeira vez desde a virada de 1960 (quando os jovens mestres de então, ensinando no Rio e Sampa se tornaram hegemônicos).
– “Construção da Malícia e a Filosofia da Malandragem, 1800-2000”; é um pouco diverso dos outros dois pois enfoca primordialmente a filosofia, o ritual, e o Imaginário da Capoeira. Mostra como a Malícia (a “filosofia” da Capoeira) foi sendo forjada, geração após geração. Outro ponto importante é apontar como o Malandro é o descendente das “Maltas de Capoeira” cariocas dos 1800s. Este Malandro não é o Golpista, tampouco é o 171 ou o escroque, mas o malandro alto-astral, tipo Mestre Leopoldina (1933-2007) e Zeca Pagodinho, que conhece a Vida e a Noite, e que é cantado nos Sambas de Malandro desde a época de Noel, e esta representado na Linha dos Malandros da Umbanda pela entidade “seu” Zé Pelintra.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Capoeira: o período da escravidão e marginalidade, 1800-1930 (Trilogia da Jogador Livro 1) de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Capoeira: o período da escravidão e marginalidade, 1800-1930 (Trilogia da Jogador Livro 1) de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Capoeira: o período da escravidão e marginalidade, 1800-1930 (Trilogia da Jogador Livro 1)

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: