Livro: "Catalunha e País Basco: A História e Legado das Comunidades Autônomas na Espanha"

SINOPSE:

Situado no canto nordeste da Espanha e aninhado ao lado da França está a região autônoma da Catalunha. Acredita-se que o nome Catalunha signifique a Terra dos Castellanos (castlan significa o governador de um castelo), enquanto outra versão da história sugere que o nome na verdade vem de Gothalanda, ou Terra dos Godos, que a ocupou no século 5. Mais do que se considerarem espanhóis, os catalães se veem antes de tudo como catalães, e todos são nativamente fluentes na língua catalã. Esse senso de identidade ferozmente guardado, sem dúvida, vem de ter sido espremido entre os dois principais impérios da França e da Espanha, bem como de ter estado na encruzilhada das lutas violentas dessas duas potências por séculos.
Com a forma de um triângulo desigual, a Catalunha é composta por quatro províncias que ocupam uma área de 12.390 milhas quadradas: Girona, Barcelona, Tarragona e Lleida. A Catalunha também tem diversos tipos de comunidades ao seu redor, já que seus vizinhos do norte incluem o poderoso país da França e a pequena nação de Andorra. A sul tem a comunidade autônoma de Valência, a oeste a comunidade autônoma de Aragão e a leste faz fronteira com o Mar Mediterrâneo. Além disso, existem fronteiras naturais que servem para separar a Catalunha dos seus vizinhos, nomeadamente as montanhas dos Pirenéus, que a separam da França, e os pré-Pirenéus e a bacia do rio Ebro, que marcam a sua fronteira com Aragão. É o lar de vários rios principais, incluindo o Ter, Llobregat e o Ebro, todos os quais desembocam no Mar Mediterrâneo.
Devido à grande diversidade topográfica encontrada na Catalunha, cada uma das quatro províncias são bastante distintas em sua paisagem e, portanto, em sua economia. Três das províncias (todas menos Lleida) têm acesso ao Mar Mediterrâneo e, em contraste com as outras três províncias que compartilham um pedaço da costa, a província de Lleida no interior se encontra ao norte dos Catalanides e é um planalto alto. Os Catalanides, uma cadeia montanhosa de baixa altitude, separa a planície costeira da bacia do rio Ebro, uma divisão natural entre as cidades da costa que historicamente tendiam a ser mais industriais, em oposição aos povoados do interior que tendiam a ser mais predominantemente agrícola. Os principais produtos agrícolas da Catalunha foram os alimentos associados a uma dieta mediterrânea, incluindo vinho, amêndoas, azeitonas e azeite, junto com arroz, batata e milho, muitos dos quais foram realmente trazidos para lá pelos antigos colonizadores gregos. Além desses alimentos, existe uma tradição modesta de criação de vacas, ovelhas e porcos, mas atualmente apenas um terço da Catalunha se dedica à produção agrícola.
Não seria exagero dizer que, para um território geográfico muito pequeno (apenas 20.747 quilômetros quadrados), o País Basco inspirou uma infinidade de estereótipos intensos. Alguns desses estereótipos foram lançados sobre seu povo de fora, enquanto outros foram propagados estrategicamente pelas próprias pessoas. Para uma área tão pequena de terra que abriga apenas 3.000.000 de pessoas, o País Basco é tudo menos pequeno em termos de história, razão pela qual as opiniões sobre seu povo são tão intensas, tão consequentes e tão contraditórias. O povo basco tem sido denominado “o povo que canta e dança ao pé dos Pireneus”, uma descrição que evoca não só a sua localização geográfica, mas também as suas fortes tradições folclóricas. Essas palavras, ditas pelo famoso escritor francês Victor Hugo, enfurecem o povo basco até hoje. Eles também foram descritos pejorativamente como “os aborígenes da Europa”, uma referência ao status antiquíssimo de sua cultura que levou muitas pessoas a fetichizá-los e considerar a sua língua como antiga. Em um tom muito mais elevado, eles também foram considerados os verdadeiros nativos europeus “originais”, as pessoas que estabeleceram os elementos mais prestigiosos e celebrados da cultura europeia.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Catalunha e País Basco: A História e Legado das Comunidades Autônomas na Espanha de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Catalunha e País Basco: A História e Legado das Comunidades Autônomas na Espanha de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Catalunha e País Basco: A História e Legado das Comunidades Autônomas na Espanha

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: