Livro: "Cerveja e Espírito: Uma confluência de tradições medievais na fabricação"

SINOPSE:

Este ensaio argumenta que a famosa cerveja fabricada pela ordem trappist dos monges católicos hoje é um reflexo de duas tradições abundantemente ricas: a fabricação e o monásticismo. O exame inicial dessas duas tradições encontra sua ligação como um paradoxo conceitual, e meu ensaio propõe que sua reconciliação está em um legado da Idade Média, no qual uma ambição exclusivamente espiritual definiu as práticas trabalhistas desses monges cervejeiros. Ao longo da história, o pensamento beneditino imbuíu a vida de uma demografia considerável com significado prático – ou seja, os homens e mulheres de oração que tomaram a vocação monástica; e, dentro da tradição da fabricação, tal pensamento monástico avançou na fabricação e na Europa carolingiana até permitiu o florescimento precoce e sem precedentes da cerveja em escala industrial. A confluência da organização monástica com a prática cervejeira revela uma distinta compreensão do trabalho e da vida caracterizada, por um lado, pela busca perene de ideais sagrados e, de outro, pelo papel social em evolução das instituições monásticas na sociedade europeia ao longo do tempo. Alguns dos componentes mais significativos desse entendimento – os ideais da observância monástica e as condições sociais e materiais sob as quais se expressam – eu argumento, formado ao longo da Idade Média e têm perdurado desde então, embora continuamente transformando-se em meio aos fenômenos dinâmicos da vida política, econômica e cultural. Meu ensaio tenta unir fontes acadêmicas da literatura histórica moderna sobre a fabricação e sobre o monásticismo, juntamente com várias fontes medievais primárias. Com o que é comum entre eles, construí uma história de como e por que monges medievais vieram a se preparar. Acima de tudo, a primazia da ambição espiritual representada na performance dos monges do Divino Ofício, um “lazer ocupado”, historicamente deu sentido à cerveja monástica e continua hoje a definir ativamente o trabalho pelo qual essas cervejas são um subproduto, produzindo de fato um delicioso resultado sensorial. A produção de cervejas Trappist hoje é fruto dessa relação singularmente idealizada entre trabalho e lazer, dedicada à doutrina beneditina, e evidencia uma confluência notavelmente duradoura de duas tradições – cerveja e espírito – ambas cujas origens estão profundamente incorporadas na vida histórica e na experiência humana.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Cerveja e Espírito: Uma confluência de tradições medievais na fabricação de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Cerveja e Espírito: Uma confluência de tradições medievais na fabricação de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Cerveja e Espírito: Uma confluência de tradições medievais na fabricação

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: