Livro: "Comida no cotidiano"

SINOPSE:

Feijão bem temperado com arroz soltinho. Tapioca com queijo de coalho no ponto. Café acompanhado de um belo bolo de fubá. Deu água na boca? Comer é tão fundamental quanto respirar, como todos sabem. Mas não comemos apenas para sobreviver. Afinal, comida é também uma construção histórica e cultural. E como tal constitui uma das dimensões formadoras das identidades individuais e coletivas. Este livro é um convite para se pensar a cozinha que compõe nosso cotidiano. Uma cozinha, portanto, brasileira – com as multiplicidades em suas raízes, histórias, ingredientes, técnicas e pratos, espalhados pelo nosso território ou carregados por seus emigrantes.
“Em 2016, fundei o Instituto Brasil a Gosto com o objetivo de ampliar o alcance do trabalho que eu vinha realizando fazia mais de dez anos com o restaurante Brasil a Gosto – que ficava nos Jardins, em São Paulo – para além dos clientes do salão. Queria expandir a conversa sobre tradições, ingredientes e preparos brasileiros, aprendizados que iniciei com as minhas avós, uma mineira e uma cearense, ainda na infância, e depois pude enriquecer com as muitas viagens pelo Brasil ao longo dos anos. No Instituto, eu já tinha mostrado que a comida brasileira podia e devia ser tratada com valor, no lugar de destaque que ela merece. Era hora de levar esse entendimento para dentro das casas de mais pessoas. E a chegada deste livro, escrito com excelência por Max Jaques, soma muitas etapas nessa nossa trajetória #pelacozinhabrasileira. Além de seu trabalho como cozinheiro, ele traz para o Instituto Brasil a Gosto seu olhar de pesquisador e estudioso da cozinha. De alguém que gosta da nossa comida e a trata com atenção e consciência. E é esse desejo que queremos plantar em cada um dos leitores.” – Ana Luiza Trajano, fundadora e presidente do conselho do “Instituto Brasil a Gosto”.
Instituto Brasil a Gosto
Fundado pela chef Ana Luiza Trajano, o Instituto Brasil a Gosto tem como missão promover a cozinha brasileira. Para isso, desenvolve atividades de pesquisa, educação, criação de produtos e apoio a produtores, assim como curadoria de conteúdo gastronômico. Esse trabalho é amplificado por uma plataforma digital, composta por site, redes sociais e canal de vídeos; livros; cursos; palestras e parcerias.

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