Livro: "Contos e Lendas"

SINOPSE:

Dicebam que: in nidulo meo moriar, et sicut palma multiplicabo dies. Job cap. XXIX v. 18 As pequenas composiäñes, que hoje principißmos a publicar, sào de um homem, que nunca do mundo quiz mais do que a tranquilla obscuridade, que faz de ordinario o supplicio de tantas vaidades. Ministro sincero de um Deus de paz, assentou-se aos pæs da cruz e d’ali viu aproximar o inverno da velhice, com a mesma serenidade com que tinha visto passar as illusñes da juventude, e com que havia atravessado os perigos da edade viril. Satisfeito com a sua pobreza, nào invejava (se æ que invejou alguma cousa!) senào a uncäào apostolica e a eloquencia persuasiva dos primeiros confessores da fæ{6} nas grandes epochas da regeneraäào moral do mundo. Chegado quasi ao termo do seu desterro, quando a hora da liberdade estava a soar, reclinou a cabeäa para acordar sem dðr na manäào do jubilo, patria suspirada de suas mais doces esperanäas, unica impaciencia de uma alma, que longe da morada celeste se entristecia captiva. A virtude n’elle era risonha e desassombrada. Nascia de dentro, nào aspirava a grangear applausos, nem se desvanecia com os respeitos mundanos. Se alguma vez peccou foi por excesso de bondade. Nunca ouviu queixas que a sua bocca se nào abrisse para as suavisar, nem viu lagrimas, que a sua mào as nào enxugasse logo. Por isso em muitas occasiñes, elle, o anciào experimentado, revellava a simplicidade da pomba, enganado pelos artificios dos hypocritas. Por mais que o advertissem, a sua caridade nào se cansava, e embora faltasse a si, nunca faltou aos pobres. Se o convenciam de erro, se lhe mostravam a illusào, sorria-se, e respondia: ªLouvado seja Deus! Ainda bem que atæ me deu para esses!º Dito isto cheirava com pausa a sua pitada de esturro, e ia catar, ou alporcar os craveiros, atæ o relogio do estomago, unico relogio que havia em casa, o avisar de que eram horas da refeiäào. Vinha entào recolhendo-se de vagar, alargava o passeio pela cosinha, rondando o almoäo ou o jantar, nào sem se arriscar a alguma jaculatoria da tia Brizida, matrona sexuagenaria,{7} que tinha a seu cargo a economia domestica e o baixo e mixto imperio da dispensa e da capoeira

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Contos e Lendas de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Contos e Lendas de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Contos e Lendas

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: