Livro: "Criação de conhecimento na empresa"

SINOPSE:

Os autores, dois especialistas japoneses na área de administração, são os primeiros que associam o desempenho das empresas de seu país à capacidade de gerar novos conhecimentos e usá-los no desenvolvimento de produtos e tecnologias cujo êxito é manifesto.Segundo eles existem dois tipos de conhecimento: o explícito contido nos manuais e nas normas de praxe, e o tácito, que só se obtém pela experiência, e que só se comunica indiretamente por metáforas e analogias.Os gerentes norte-americanos focalizam o conhecimento explícito, enquanto os japoneses o tácito. E este, sustentam os autores, constitui o segredo de seu êxito – os japoneses aprenderam a converter o conhecimento tácito em explícito.Para explicar como se faz isso, os autores vão da filosofia grega ai zen-budismo, dos economistas clássicos aos modernos gurus da administração, ilustrando a teoria da criação do conhecimento em nível organizacional com estudos de casos extraídos de empresas como a Honda, Canon, Matsushita, NEC, Nissam, 3M e GE.A criação do conhecimento será a chave para assegurar, no futuro, a vantagem na conquista de mercados.O sucesso das empresas japonesas se deve à sua capacidade e especialização na ‘criação do conhecimento organizacional’, difundindo-o na organização como um todo e incorporando-o a produtos, serviços e sistemas.Como as empresas japoneses utilizam-se da criação do conhecimento para transformar crises econômicas em oportunidades competitivas. O desenvolvimento de um modelo universal sobre como uma empresa deveria ser administrada, com base nas práticas gerenciais encontradas no Japão e no Ocidente. A estrutura organizacional mais propícia à criação do conhecimento. Um estudo comparativo da questão do conhecimento nas tradições filosóficas do Oriente e do Ocidente. Um novo modelo gerencial, em que os gerentes de nível médio têm o papel central, gerenciando o processo de criação do conhecimento, tomando a iniciativa de envolver tanto os gerentes em cargos altos quanto os funcionários da linha.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Criação de conhecimento na empresa de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Criação de conhecimento na empresa de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Criação de conhecimento na empresa

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: