Livro: "CULTURA DOS CITROS: Aplicação das Boas Práticas Agrícolas na Cultura dos Citros (Fruticultura Livro 10)"

SINOPSE:

O gênero Citrus é composto por diversas espécies que, segundo se acredita, são originárias das regiões tropicais e subtropicais da Ásia e do Arquipélago Malaio.A origem dos citros é muito complexa e controvertida e isto se deve ao fato de que estas espécies apresentam, em comparação com outras culturas, uma elevada taxa de mutação e polinização cruzada natural. Segundo alguns autores, as espécies cítricas possuem, em média, 84% de autofecundação e 16% de alogamia. Sobre sua origem, de acordo com alguns escritos chineses, os citros já eram cultivados há 2.200 a.C em seu território, sendo esse os primeiros povos a utilizá-lo como alimento. Os frutos cítricos foram difundidos a partir da cidreira ‘Etrog’ (Citrus medica L.), nome atribuído às suas propriedades farmacoterapêuticas. Em estudos mais recentes iniciados pela publicação de Vavilov, atribui-se como centro de Origem dos citros o centro Chinês, que é considerado o centro de origem mais antiga das plantas cultivadas. De acordo com alguns relatos do centro Chinês, os cítricos foram dispersos para o Sul da Europa, Norte da África e, finalmente, para as Américas. No Brasil, os cítricos foram, sem dúvida, introduzidos pelas primeiras expedições colonizadoras, provavelmente iniciando pela Bahia. Em 1540 já se tinha conhecimento de grandes áreas plantadas com citros ao redor de Salvador. Outra referência importante é que nessa data já haviam, no litoral de norte a sul do país, muitos plantios com cítricos. A mais antiga referência a esse respeito menciona a presença de cítricos na região de Cananéia, no litoral sul de São Paulo. A dispersão propriamente dita dos citros no Brasil, ocorreu através das expedições dos jesuítas e posteriormente pelos bandeirantes. Surgiram vários núcleos citrícolas no país, a exemplo de Cruz das Almas na Bahia, Limeira em São Paulo, Triângulo Mineiro em Minas Gerais, Boquim em Sergipe, Vale do Taquari no Rio Grande do Sul, margens do Rio Miranda em Mato Grosso, região serrana, abrangendo os municípios de Maranguape e Pacatuba, no Ceará e muitas outras áreas importantes. Hoje, os cítricos encontram-se dispersos pelo país inteiro, desde o Rio Grande do Sul até o Amazonas. Sendo o país, atualmente, o maior produtor mundial de citros, seguido pelos Estados Unidos. A cultura encontra-se disseminada por todo o território nacional, com grande importância econômica e social para diversos estados.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro CULTURA DOS CITROS: Aplicação das Boas Práticas Agrícolas na Cultura dos Citros (Fruticultura Livro 10) de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro CULTURA DOS CITROS: Aplicação das Boas Práticas Agrícolas na Cultura dos Citros (Fruticultura Livro 10) de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro CULTURA DOS CITROS: Aplicação das Boas Práticas Agrícolas na Cultura dos Citros (Fruticultura Livro 10)

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: