Livro: "DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÃO: O passo a passo para quem trabalha com moda"

SINOPSE:

“Desenvolvimento de coleção – o passo a passo para quem trabalha com moda” é um projeto focado para pessoas que gostam de moda e para pessoas que trabalham com moda. De fácil e agradável leitura, o livro apresenta uma visão ampla sobre a atividade da moda.
Esse livro traz uma apresentação geral a respeito das etapas de desenvolvimento de uma coleção, além de tocar em assuntos relevantes como a própria organização do negócio em si. Como um passo a passo, a proposta é didática, demonstrando os caminhos possíveis para a realização do processo criativo e também para a compreensão da moda como um mercado bastante significativo e financeiramente relevante.
Assuntos como segmentos de mercado dentro da moda são exemplificados com marcas importantes e designers famosos, para que fique claro a diferenciação entre cada tipo abordado no livro. A noção dos segmentos de moda é relevante, porque orienta o tipo de público-alvo que se quer atingir e outras características da coleção a ser produzida.
Ora identificado como público-alvo, ora como persona, a proposta aqui é deixar claro que sem a correta identificação para quem a coleção será produzida, possivelmente ela estará fadada ao fracasso quando for lançada no mercado.
Outra concepção importante que o livro traz é a ampliação do conceito de moda, no sentido de ser uma moda inclusiva e representativa, não focada apenas no consumidor padrão, normalmente atingido pelas grandes marcas de massa. Essa forma de pensar a moda é uma articulação responsável instigante porque abre a perspectiva criativa do profissional e do interessado nessa área.
E apesar de ser um livro passo a passo, ele não se esquiva de apresentar e discutir questões mais técnicas, como os desenhos, seus layouts, a forma de pensar e produzi-los.
Ao entrar no negócio da moda é preciso entender seu calendário, como se comportam as coleções que são preparadas para as estações, quando devem ser pensadas e quando devem ser lançadas. Por isso mesmo, o livro apresenta um calendário das principais atividades para que possam fazer parte do dia a dia do profissional.
O livro ainda traz visões aprofundadas, mas com uma linguagem bem acessível, sobre as atividades de pesquisa de moda, busca por referências e a junção desses elementos em trilhas criativas. Alguns grandes designers e grandes marcas são usados como exemplos durante o livro, para tornar a concepção do passo a passo ainda mais tangível e seus conceitos aplicáveis. As duas últimas partes do livro são destinadas à criação e ao moodboard e como um bônus seguem exercícios que podem ser desenvolvidos por quaisquer interessados em moda.

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