Livro: "Engenharia Holística"

SINOPSE:

A primeira lembrança de fábrica que tenho é no colo de meu pai, ele me explicando para que serviam as esteiras vibratórias que corriam por todo o teto da usina de açúcar da Fazenda Amália, do então poderosíssimo grupo Matarazzo. Eu tinha pouco mais de dois anos.Fica fácil entender porque fui fazer engenharia. Fiz engenharia mecânica e não via a relação entre esta engenharia e aquela do meu pai. Fui fazer engenharia química e ainda não encontrava a relação. Quando entendi a mecânica quântica, comecei a entender a engenharia de meu pai. Comecei a entender muitas outras coisas, também.Entendi, por exemplo, que a engenharia tradicional era cartesiana, linear, especializada, enquanto a engenharia de meu pai contextualizava, integrava, generalizava. Meu pai trabalhou na Zanini e com um ano e meio de fábrica era o papa da mecânica pesada. Daí, roubado da Zanini pelo Matarazzo, foi fazer rayon. Aos 32 anos era diretor da fábrica que empregava 8.000 funcionários. Discutiu com o conde Matarazzo, porque não abria mão de suas convicções e -de castigo- foi trabalhar na usina de açúcar da Fazenda Amália. Em quatro meses, triplicou a produção. Cansou-se do Matarazzo e foi trabalhar na Cimento Santa Rita, onde se tornou o papa do cimento. Meu pai era engenheiro mecânico e metalurgista, mas fazia rayon, açúcar, cimento. Além disso, prestava consultoria em fábricas de vidro, de café solúvel, sabão, papel e tantas outras. Sem dúvida, ele era genial, mas mais que isso, ele pensava holisticamente. Meu pai foi o primeiro engenheiro holista que conheci.Com a mecânica quântica comecei a perceber que tudo existe graças às inter-relações e é a estabilidade dos padrões destas que cria o mundo. Ou seja, nós somos resultado da estabilidade das inter-relações dos padrões que nos formam. Somos fígado, rins, pulmões, cérebro. Enfim, uma série de órgãos que –por sua vez- são moléculas, átomos, partículas que se inter-relacionam de modo a formar um organismo. Nós somos trilhões de organismos que se inter-relacionam regularmente. Mas como diria Heisenberg, somos muito mais que a soma de nossas partes. E era isso que eu queria viver, na minha engenharia.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Engenharia Holística de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Engenharia Holística de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Engenharia Holística

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: