Livro: "Ensaio Filosófico Sobre A Seleção Natural"

SINOPSE:

Charles Darwin e Alfred Wallace são os dois codescobridores da seleção natural (Darwin & Wallace 1858), no entanto, entre os dois, Darwin é o principal teórico da noção cujo trabalho mais famoso sobre o tema é Sobre a Origem das Espécies (Darwin 1859). Para Darwin, a seleção natural é um processo complexo e desenhado que envolve múltiplas causas interligadas. A seleção natural requer variação numa população de organismos. Para que o processo funcione, pelo menos parte dessa variação deve ser herdável e transmitida aos descendentes dos organismos de alguma forma. Essa variação é atuada pela luta pela existência, um processo que, na verdade, “seleciona” variações propícias à sobrevivência e reprodução dos seus portadores. Tal como os criadores escolhem qual dos seus animais se reproduzirá e assim criará as várias raças de cães, pombos e bovinos domesticados, a natureza efetivamente “seleciona” quais os animais que irão reproduzir e cria mudanças evolutivas, tal como os criadores fazem. Esta “seleção” por natureza, a seleção natural, ocorre como resultado da luta pela existência e, no caso das populações sexuais, da luta pelas oportunidades de acasalamento. Essa luta é, por si só, o resultado de controlos sobre o aumento geométrico da população que ocorreria na ausência dos controlos. Todas as populações, mesmo as de reprodução lenta, como as dos elefantes, aumentarão de tamanho na ausência de limitações ao crescimento que são impostas pela natureza. Estes controlos assumem formas diferentes em diferentes populações. Tais limitações podem assumir a forma de abastecimento alimentar limitado, locais de nidificação limitados, predação, doença, condições climáticas adversas, e muito mais. De uma forma ou de outra, apenas alguns dos reprodudores candidatos em populações naturais realmente se reproduzem, muitas vezes porque outros simplesmente morrem antes da maturidade. Devido às variações entre os reprodudores candidatos, alguns têm mais hipóteses de o transformar na amostra de reprodudores reais do que noutros. Se tais variações forem herdáveis, os descendentes daqueles com características “benéficas” serão suscetíveis de produzir, especialmente, muitos outros descendentes. Para usar um dos exemplos de Darwin, os lobos com pernas especialmente longas que lhes permitem correr mais rapidamente serão mais propensos a apanhar presas e assim evitar a fome e assim produzir descendentes que têm pernas especialmente longas que lhes permitem, por sua vez, procriar e produzir ainda mais descendentes de pernas longas, e assim por diante. Através deste processo iterativo, um traço propício à reprodução que é inicialmente encontrado em um ou poucos membros da população se espalhará pela população.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Ensaio Filosófico Sobre A Seleção Natural de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Ensaio Filosófico Sobre A Seleção Natural de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Ensaio Filosófico Sobre A Seleção Natural

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: