Livro: "Estudo Biográfico: Zhuangzi"

SINOPSE:

Zhuangzi (Chuang-tzu莊子 “Mestre Zhuang” no final do século IV a.C.)é a figura fulcral do Daoismo Filosófico Clássico. O Zhuangzi é uma compilação dos seus escritos e de outros no auge do período clássico filosoficamente subtil na China (século V a.C.). BC O período foi marcado por reflexões humanistas e naturalistas sobre a normatividade moldada pela metáfora de um dào— um caminhosocial ou natural. path. A ortodoxia tradicional entendeu Zhuangzi como um seguidor antirracional e crédulo de um Laozi místico. Esta visão tradicional dominava as leituras mainstream do texto. Descobertas arqueológicas recentes colocaram em grande parte essa antiga ortodoxia para descansar.Seis séculos depois, elementos do naturalismo de Zhuangzi, juntamente com temas encontrados no texto atribuído a Laozi ajudaram a moldar o Budismo de Chan (Zen japonês)- uma mistura distintamente chinesa e naturalista do Daoismo e do Budismo com ênfase no envolvimento focado nos nossos modos de vida quotidianos. Esta ampla gama de pontos de vista de Zhuangzi decorre do estilo do texto. O estilo de prosa de Zhuangzi é o seu próprio tesouro literário distinto. A característica central é a parábola, tipificada como uma discussão entre interlocutores imaginários ou reais. Tipicamente curtos, picantes e divertidos, os seus contos são acessíveis e filosoficamente sedutores — ambos entretêm e fazem pensar. Um descanso da moralização seca dos confucianos, o texto sempre foi um dos favoritos da classe intelectual chinesa, literati. O Zhuangzi também atrai leitores ocidentais modernos com o seu naturalismo, subtileza filosófica e humor sofisticado, tudo definido num esquema conceptual surpreendentemente diferente e no seu contexto distante e exótico.Filosoficamente, Zhuangzi parece-nos mais o Hume da sua tradição do que um construtor de sistemas como Platão, Aristóteles ou Kant. Ele desenhou implicações céticas e relativistas de uma abordagem naturalista à orientação normativa. O seu tratamento do dàonaturalfocou-se nas normas que regem o uso correto da linguagem. O seu relativismo ético surgiu de um modelo indexal de como as condições naturais moldam as normas que regem o uso dos termos.

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