Livro: "Fisionomia da vida patológica: crítica ao capitalismo em Axel Honneth"

SINOPSE:

Este livro é uma tentativa heurística de evidenciar os elementos centrais de uma crítica imanente do capitalismo diante das experiências contemporâneas de injustiça e sofrimento social. Para tanto, é analisado os potenciais e limites de três diferentes estratégias do modelo de Teoria Crítica da sociedade do reconhecimento e da liberdade social desenvolvida pelo filósofo e sociólogo alemão Axel Honneth: i.) a crítica das patologias sociais do capitalismo; ii.) a crítica das ambiguidades normativas e contradições paradoxais do neoliberalismo e a iii.) crítica aos desenvolvimentos desviantes do mercado. Em todos os casos, o recurso da teoria social honnethiana nos permite compreender a dinâmica institucional e dos conflitos sociais de nossa sociedade a partir da imagem ou “fisionomia” do capitalismo enquanto uma forma de vida inexoravelmente deformada, que corrói instituições políticas e bloqueia experiências emancipatórias na esfera pública. Para além de uma compreensão crítica desse modelo de organização social intrinsecamente patológico, o livro recupera o projeto honnetiano de uma renovada teoria metapolítica do socialismo, que teria como orientação normativa a prática cooperativa da liberdade social numa eticidade democrática. Além de uma contribuição para pesquisadores de filosofia política, teoria social e outros campos das humanidades, este livro é um importante instrumento teórico de diagnóstico crítico e normativo para movimentos sociais e atores políticos em busca de emancipação e justiça social nas sociedades contemporâneas.
“Ao mesmo tempo em que soube colocar Honneth frente a outros teóricos do tempo, Veras nos mostra que as intuições honnethianas poderiam servir a tratar de alguns dos problemas mais prementes de nosso tempo, como as persistentes desigualdades econômicas, de gênero e raça, os retrógrados bloqueios à experiência das diversas formas de sexualidade, mas também a ressurgência de forças conservadoras obscurantistas” Prof. Dr. Luiz Gustavo da Cunha de Souza (UFSC)

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Fisionomia da vida patológica: crítica ao capitalismo em Axel Honneth de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Fisionomia da vida patológica: crítica ao capitalismo em Axel Honneth de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Fisionomia da vida patológica: crítica ao capitalismo em Axel Honneth

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: