Livro: "História Natural: VII. O Homem"

SINOPSE:

A História Natural de Plínio, o Velho (23-79 d.C.), é uma das maiores obras legadas pela Antiguidade. Em seus 37 livros, seu autor procurou abranger todo conhecimento existente em sua época, da astronomia à fisiologia humana, da botânica à mineração, das artes à zoologia. Trata-se de um monumento ao conhecimento clássico: afinal, Plínio não apenas escreveu a partir da própria experiência, mas procurou ler e compreender o conhecimento socialmente disponível à sua época de forma que pudesse sumarizá-lo em sua imensa enciclopédia. Por conta disso, de alguns autores e obras, tão influentes da Antiguidade, só nos restaram o que deles afirma Plínio.
Mas, História Natural é mais do que um monumento: trata-se de obra viva, intensa e atual. Poucos são os livros, e menores ainda as coleções, que nos permitem penetrar tão profundamente no passado, nas concepções religiosas, sociais, culturais de outros povos. Ler Plínio com o objetivo de identificar seus supostos erros, ou de medir seu conhecimento a partir da ciência atual, é desperdiçá-lo. Com todas as suas deficiências, os livros que compõem a História Natural nos permitem realizar um passeio pela mentalidade dos romanos antigos, compartilhar seus conhecimentos e medos, raciocinar junto a eles. Inclusive porque Plínio não se apresenta como alguém que possui respostas a todas as dúvidas da humanidade: mas sim, como um pensador que se deslumbra com os mistérios da natureza, e reconhece os limites de seu conhecimento.
A história intelectual do Brasil, particularmente a bibliográfica, é uma história de síntese e de obras primas. Faltam-nos obras fundamentais, de tantos períodos e povos, dos mais diferentes autores, das mais diversas escolas de pensamento. Assim, não é apenas uma infelicidade que os leitores brasileiros não tivessem à disposição a obra de Plínio. É mais do que isso: é um verdadeiro constrangimento. E certo sintoma de nosso atraso. Algo que, aos poucos, com a publicação de cada um dos volumes de sua coleção, procuraremos ajudar a remediar.
No livro VII, Plínio trata, genericamente “do Homem”. Sob tal tema tão abrangente ele parte da análise de determinadas características biológicas – como a análise da memória, da concepção, da resistência à dor – para destacar os exemplos mais notáveis, em diversas áreas, da ação humana: os homens mais fortes, as mulheres mais castas, os que viveram mais tempo. Em todo seu livro Plínio destaca a fragilidade da vida humana, sua brevidade, em uma discussão de fundo filosófico de qual seria o valor dos homens e das mulheres, e o impacto de suas ações especialmente se comparadas, como ele mesmo o faz, à eternidade.
Além de tudo isso, e mais uma vez, a obra de Plínio é uma máquina do tempo que nos remete ao passado romano. Mesmo em temas tão diversos, podem-se ver instantâneos de pessoas procurando viver suas vidas dentro de um cotidiano que pode nos parecer tão distante, mas que por vezes se apresenta tão próximo à nós.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro História Natural: VII. O Homem de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro História Natural: VII. O Homem de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro História Natural: VII. O Homem

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: