Livro: "Juventude, Violência, Cidadania e Políticas Públicas em Curitiba e Região Metropolitana"

SINOPSE:

Dados revelados no Mapa da Violência 2012, do Ministério da Justiça, apontam que nos últimos dez anos, o Estado Paranaense saltou do 14º para o 9º lugar no ranking dos estados brasileiros com o maior número de homicídios entre a população adulta. Curitiba saiu do 18º para assumir o 5º lugar entre as capitais que lideravam os índices de homicídios de jovens no país.
As políticas públicas para a juventude não tomam como base a voz dos próprio jovens. Por isso, jovens de Curitiba e Região foram ouvidos por um grupo de pesquisadores. O resultado é o livro “Juventude, Violência, Cidadania e Políticas Públicas em Curitiba e Região Metropolitana”, produzido pelo IDDEHA – Instituto de Defesa dos Direitos Humanos, contendo revelações desanimadoras com relação às políticas públicas para a juventude nesta região.
Frases como “a última vez que eu levei geral da polícia eles chegaram dando chute”, ou “os ‘piás’ estão andando ‘de boa’ na rua daí eles [a polícia] já enquadram, principalmente se for negro”, são exemplos dos diversos registros desta pesquisa, neste caso quando o assunto tratado foi Segurança Pública.
Os temas da pesquisa foram definidos junto aos próprios jovens, de acordo com o que eles consideraram mais problemático em relação à violência. Em ordem de importância, os jovens ouvidos na pesquisa elencaram como principais problemas: Drogas, Brigas, Violência em Casa, Álcool, Violência Policial e Bullying, sendo citados diversos outros problemas em menor escala.
O público alvo da pesquisa foram estudantes de escolas em bairros afastados do centro de Curitiba e de seis outros municípios: Almirante Tamandaré, Araucária, Colombo, Pinhais, Piraquara e São José dos Pinhais.
O Livro é foi organizado pela pesquisadora Marcilene Garcia de Souza, contando com as análises dos professores e pesquisadores Cezar Bueno de Lima; Ione da Silva Jovino; Mirian Célia Castelain Guebert; Priscila Elisabete da Silva; Sergio Luiz de Souza e Silmara Quintino. Contou ainda com a participação de jovens como colaboradores técnicos na pesquisa de campo:Valéria Santos Leite; Lucas Lipka Pedron; Fabiane Moreira da Silva; Wilson Ribeiro; Solange Aparecida Rosa; Angelica Roxinski de Carvalho; Kelly Cristina Rosa e Andressa Garcia de Carvalho.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Juventude, Violência, Cidadania e Políticas Públicas em Curitiba e Região Metropolitana de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Juventude, Violência, Cidadania e Políticas Públicas em Curitiba e Região Metropolitana de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Juventude, Violência, Cidadania e Políticas Públicas em Curitiba e Região Metropolitana

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: