Livro: "Mamãe, leia para mim: Poemas para Crianças, da Obra de Olavo Bilac"

SINOPSE:

APRESENTAÇÃOOlavo Bilac, chamado o Príncipe dos Poetas Brasileiros, nasceu no Rio de Janeiro, no ano de 1965. Estudou Medicina e Direito, entretanto não concluiu nenhum dos cursos. Dedicou boa parte de sua vida à literatura e à educação, tendo trabalhado como jornalista e inspetor escolar. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, tendo criado e ocupado a cadeira de nº 15. É de sua autoria a belíssima letra do Hino à Bandeira do Brasil, que encerra este livro.A obra, quase centenária, foi encomendada ao poeta para uso nas escolas primárias. Como ele mesmo afirmou no prefácio da primeira edição, aquele foi um desafio, pois dirigir-se ao público infantil precisava, em certa medida, fugir ao seu estilo e ao preciosismo formal próprio do parnasianismo, movimento do qual foi um dos principais representantes.Assim, era necessário redigir em linguagem acessível às crianças, mas com o cuidado de não ser demasiadamente ingênuo, estando também presente a preocupação de evitar temas fantasiosos, com “histórias maravilhosas e tolas que desenvolvem a credulidade das crianças”. Nesse ponto, foi fiel ao movimento que representava, pois buscava a objetividade e a racionalidade, mesmo falando aos infantes, em seus versos “simples e naturais”. Daí, seus temas são simples: a pátria, a família, animais, natureza, universo, Natal etc. Sua escrita também permite alguma incursão em assuntos como a morte, a desigualdade social, oferecendo boas oportunidades aos pais para conversas, na medida em que a leitura se desenrola. Mamãe, leia para mim, é uma edição renovada e adaptada dos poemas de Bilac. O vocativo tem um quê de apelo aos pais: em um mundo no qual a tecnologia domina o tempo dos adultos e crianças, este livro, editado apenas no formato digital, oferece uma intersecção entre os dois mundos, aquele inaugurado pelo autor em 1929, ano da primeira edição, e a era digital no ano de lançamento desta adaptação. Usa-se, portanto, o Kindle, o computador, o tablet ou ou celular para a atividade de leitura, na qual brota a oportunidade de estreitamento do vínculo entre o ledor e a criança que só um bom livro é capaz de proporcionar. Retira-se a criança, por um instante, do mundo dos eletrônicos, sem deixar de usar esses eletrônicos. É uma oportunidade para pais e filhos.Fica a advertência, entretanto, para o adulto a quem couber o momento de leitura com as crianças, pois em vários momentos os poemas de Olavo Bilac o farão criança outra vez. “Mamãe, leia para mim” é um convite ao prazer das coisas simples da infância.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Mamãe, leia para mim: Poemas para Crianças, da Obra de Olavo Bilac de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Mamãe, leia para mim: Poemas para Crianças, da Obra de Olavo Bilac de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Mamãe, leia para mim: Poemas para Crianças, da Obra de Olavo Bilac

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: