Livro: "O Ilírio"

SINOPSE:

Os impérios, assim como os indivíduos, têm suas vicissitudes. O navio do estado ora cavalga na crista das ondas, ora afunda na depressão. Roma começou lenta e dolorosamente a se recuperar de sua doença de um século. Na última metade do terceiro século, os bárbaros começaram novamente a pressionar as fronteiras com mais insistência e para melhor propósito, e sob a influência disciplinadora da adversidade, a necessidade de ordem e disciplina tornou-se aparente até para o mais turbulento legionário. Os anais estéreis da idade entre a morte de Antonino Pio e a ascensão de Diocleciano são uma prova de que a História pode ocasionalmente aproximar-se do desesperado e do atroz, em uma oferta pelo império, por aclamação da soldadesca, para uma carreira imperial meteórica e a morte pelas espadas por um exército amotinado ao final, esta é a epítome da vida da maioria dos césares. A polêmica sobre a história augusta não conhece limites. No entanto, os eventos do império de Probus podem ser facilmente narrados em dois capítulos não excessivamente longos. A névoa que paira sobre os predecessores de Diocleciano é aquela que o mais forte holofote histórico não pode penetrar. Probus foi certamente um soldado galante, um oficial capaz e um general competente, mas muitas pessoas igualmente distintas não conseguiram vencer um império. Ele foi preferido a Cipião, Marius e Sulla como general; a Trajano, Adriano e Antonino como imperador, mas que gênio militar, quais presentes de estadistas atestam tais extravagantes reivindicações? Naqueles tempos difíceis, o exército era o pivô da política imperial. Foi um feroz e pesado monstro, que devia ser acalmado e ocupado. O expediente de Probus foi duplo. Ele desejava restaurar o prestígio romano e a antiga glória de Roma. A ascensão dos imperadores da Ilíria, como eles têm sido chamados, marca de fato um estágio no declínio de Roma. Mais ele mereceu. Não foi deificado, e logo foi esquecido por um povo inconstante e um sucessor satisfeito, mas poucos dignos romanos têm mais ricamente merecido um assento entre os deuses. Um herói de grande alma, um daqueles filhos devotados que respondeu ao chamado de Roma tantas vezes que merecia a sua gratidão e a lembrança da posteridade.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro O Ilírio de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro O Ilírio de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro O Ilírio

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: