Livro: "O Inconsciente é um paradoxo matemático: Ele desrespeita as Leis da Razão e pode adoecê-la"

SINOPSE:

1 Enquanto ouvia seus pacientes, Freud observou que aqueles que se encontravam saudáveis, em uso da Razão, respeitavam as leis que estruturam a lógica matemática. Já os pacientes portadores de sofrimento psíquico, ao falarem, desrespeitavam ao menos uma das quatro leis que organizam a lógica-clássica. Toda irrupção do inconsciente é uma equivocação, é um “absurdo lógico-matemático”: . “despreza todos os requisitos da lógica clássica ”. – Freud – Vol. V – página 680.. “As regras que regem a lógica clássica não tem peso no inconsciente; ele poderia ser chamado de Reino do Ilógico.” – Freud – Vol. XXIII – página 182.2 No entanto, Freud mostrou que o inconsciente, embora paradoxal, não é caótico. Ele não respeita as leis da lógica clássica, porém, ele se expressa através de uma linguagem organizada por outras lógicas, as lógicas heterodoxas, onde outras verdades são possíveis. Ao descobrir a existência dessas lógicas heterodoxas, Freud, em seguida, descobriu o inconsciente e fundou a Psicanalise. E não foi por acaso. Afinal, quando ingressou na Universidade de Viena, Freud primeiro matriculou-se na Faculdade de Filosofia, onde por dois anos cursou a disciplina lógica-clássica. Em paralelo, matriculou-se também na Faculdade de Medicina, onde formou-se médico, optando por especializar-se primeiro em Neurologia e, finalmente, em Psiquiatria. 3 As lógicas matemáticas que organizam a psique humana podem ser ouvidas ou lidas na linguagem falada ou escrita do paciente freudiano. Ao anotar seus “casos clínicos”, Freud registrou que:a. O discurso neurótico (histeria e obsessão) desrespeita o princípio da não-contradição:.“O histérico diz sim e não ao mesmo tempo. No obsessivo, a contradição oscila, deseja e não deseja . – Miller – Palestras no Brasil, página 253..“Os neuróticos obsessivos têm necessidade de incerteza em suas vidas, ou de dúvida.” – Freud, Vol. X, páginas 201/202b. O paciente perverso desmente a lei do “terceiro excluido”, admitindo a possibilidade um terceiro valor de verdade (o fetiche).“A criança perversa desmente a castração e a afirma simultaneamente (as duas vertentes contraditórias coexistem com independência). A criança coloca algo no lugar da falta, tal como o fetiche”. – Meira, Yolanda Mourão–As estruturas clínicas- página 73.Nem V, nem F, porém, o Fetiche (um terceiro valor para a verdade).c. O discurso psicótico desrespeita o princípio da identidade. O sujeito não é idêntico a si mesmo. Ou, então, ele é um outro.“Impulsos com objetivos contrários coexistem lado a lado no ics….: os contrários não são mantidos separados, mas tratados como se fossem idênticos…” – Freud – Vol XXIII – página 182.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro O Inconsciente é um paradoxo matemático: Ele desrespeita as Leis da Razão e pode adoecê-la de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro O Inconsciente é um paradoxo matemático: Ele desrespeita as Leis da Razão e pode adoecê-la de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro O Inconsciente é um paradoxo matemático: Ele desrespeita as Leis da Razão e pode adoecê-la

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: