Livro: "Odin e Thor: As Origens, História e Evolução Religiosa dos Deuses Nórdicos"

SINOPSE:

Um homem caolho, com uma capa cinza e um chapéu de abas largas apoiando-se em uma bengala. Um andarilho que aparece quando menos esperado, trazendo triunfo ou perdição. O deus da profecia, poesia e destino. Um metamorfo. Um feiticeiro. O deus Odin representa uma figura dramática na mitologia nórdica e permanece uma parte da imaginação popular. Ele é a inspiração para personagens como Gandalf o Cinza de J.R.R. Tolkien, e ainda faz parte de literatura moderna tão variada quanto histórias em quadrinhos da Marvel bem como o romance de Neil Gaiman Deuses Americanos.
Ao lado de seu filho Thor, Odin é um dos deuses nórdicos mais bem conhecidos, e é bem fácil esquecer-se que outrora ele esteve no centro de um panteão devotamente adorado por milhões de europeus durante a Idade Média. Odin possui numerosos nomes e títulos (mais de 200 de acordo com uma fonte), mas seu título mais conhecido é o “Pai de Tudo”, o co-criador da Terra (“Midgard”), da humanidade e todas as criaturas que habitam esse mundo. Importante notar que ele também é o deus da profecia, êxtase, e poesia, papéis todos profundamente conectados no mundo nórdico, tendo em vista que a linha separando o poeta do profeta era tênue e eles eram tidos como possuindo uma inspiração por uma espécie de fúria extática. Esses papéis eram conectados pelo fato de Odin patrocinar o conhecimento, especialmente o conhecimento místico, já que ele era o descobridor de runas mágicas e músicas que então passou para a humanidade. Isso não foi obtido sem sacrifício – ele teve de arrancar um de seus próprios olhos e permanecer morto por nove dias com fim de adquiri-los.
Odin era um deus da vida e também da morte, e famoso por tomar as almas de guerreiros que morriam em combate de volta ao seu reino de Valhalla. Seu papel estava ligado à sua posição como um deus da guerra, uma posição que talvez não pareça evidente a um leitor moderno para um deus do conhecimento e sabedoria. Entretanto, Odin era o rei dos deuses e o mestre de Asgard; portanto, no entendimento nórdico, uma de suas tarefas cruciais era a defesa daquele reino através de poderio militar quando necessário. Seus seguidores vivos iriam invocá-lo durante batalhas, e dizia-se que ele levou campeões e até mesmo exércitos de humanos ao triunfo.
Um martelo que mortal algum pode levantar. Um deus da tempestade com cabelos de fogo. Um alienígena-herói-deus de histórias em quadrinho que defende a humanidade. A suástica. Até mesmo o dia da semana, “Thursday” – quinta feira em inglês – tem seu nome (“Thor’s Day”, o dia de Thor). Apesar do virtual desaparecimento da religião e mitologia nórdica vários séculos atrás, a sociedade moderna ainda frequentemente depara-se com o deus da tempestade Thor, que continua a ser trazido de volta à vida na forma da literatura, e foi recentemente o protagonista de filmes de grande orçamento de Hollywood. Por que é que este deus, dentre as centenas (senão milhares) de divindades entregues à lixeira da história ao dar lugar para as religiões hoje mais comuns do mundo, captura tanto a imaginação das pessoas nos dias atuais?
Uma melhor compreensão da atração de Thor pode ser encontrada em quase todo aspecto da história e da evolução da figura ao decorrer dos séculos, incluindo as origens do deus, as imagens evocativas usadas para descrevê-lo, e até mesmo paralelos entre Thor e outros deuses e heróis similares. Tudo isso foi extensivamente explorado pela literatura, em histórias sobre Thor encontradas na Edda prosaica e poética, e a conexão que sociedades tiveram com Thor por centenas de anos, chegando até mesmo à contemporaneidade. Essa obra também examina o declínio e substituição da mitologia nórdica pelo cristianismo, as razões pelas quais Thor foi frequentemente o último deus adorado pelos nórdicos, e o que restou hoje do Thorismo, incluindo seus paralelos em outras fés, seu papel no reavivado Neopaganismo e sua aparição em outras mídias como herói de gibis e filmes.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Odin e Thor: As Origens, História e Evolução Religiosa dos Deuses Nórdicos de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Odin e Thor: As Origens, História e Evolução Religiosa dos Deuses Nórdicos de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Odin e Thor: As Origens, História e Evolução Religiosa dos Deuses Nórdicos

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: