Livro: "OMC: Estudos Introdutórios"

SINOPSE:

Depois de 1947, o Acordo Geral de Comércio e Tarifas (GATT) tornou-se efetivamente, pelo direito consuetudinário, uma organização internacional. Com sede em Genebra, forneceu sistematicamente a base institucional para a consolidação de diversas rodadas de negociações multilaterais sobre comércio internacional, zelando por seu efetivo cumprimento até o final da Rodada Uruguai, concluída com a criação da Organização Mundial do Comércio (OMC), em 1995. Entretanto, o GATT cumpriu esse papel de liberalização comercial apenas entre os países desenvolvidos, enquanto os pobres usufruíam marginalmente das vantagens na medida em que tivessem capacidade de agir como free-riders.Da década de 1970 em diante, ocorreram transformações que, mais tarde, alterariam a natureza do sistema internacional. O final da Guerra Fria consolidou aquelas transformações proporcionando a possibilidade de emergência de novos tipos de organizações internacionais. O exemplo mais importante dessa constatação é o nascimento da OMC, cujo propósito é constituir um regime de comércio internacional que seja reconhecido como legítimo e, portanto, admitido por todos os Estados, independentemente da situação político-econômica.Procurando instituir um novo modo de relacionamento político, que seja diferente do FMI ou do GATT, a OMC não é cadenciada de modo que somente as grandes potências obtenham vantagens. Este organismo procura fazer com que haja ‘geometria variável’ à medida que todos os Estados têm condições de desempenhar papel relevante dentro do seu arcabouço jurídico, e por meio dele, qualquer país pode contestar ações consideradas contrárias aos seus interesses. Dessa maneira a contestação não é feita em virtude somente da razão de Estado, mas abrange, inclusive, o respeito às normas do direito internacional.A OMC procura se resguardar das ações ou ingerências provenientes das grandes potências, quando elas interpretam as medidas adotadas pelo organismo como prejudiciais a seus interesses comerciais. Não há como afastar virtuais crises que incidem sobre a OMC, ainda assim, percebe-se uma tendência desta Organização a superar tais crises por meio da institucionalização de parte das regras comerciais. Assim sendo, a OMC busca inserir em seu próprio modus operandi o tratamento das questões que lhe tocam, buscando qualificar sua burocracia para a resolução das crises e condução das principais problemáticas.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro OMC: Estudos Introdutórios de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro OMC: Estudos Introdutórios de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro OMC: Estudos Introdutórios

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: