Livro: "Os Cultos Religiosos Mais Misteriosos do Mundo Antigo: A História do Culto do Touro Apis, os Mistérios Elêusis, e os Mistérios de Mitra"

SINOPSE:

Talvez o aspecto mais intrigante da antiga civilização egípcia tenha surgido desde o início, já que os antigos egípcios não tinham uma civilização anterior que pudessem usar como modelo. De fato, o antigo Egito se tornou um modelo para as civilizações que se seguiram. Os gregos e os romanos ficaram tão impressionados com a cultura egípcia que frequentemente atribuíam muitos atributos de sua própria cultura – geralmente erroneamente – aos egípcios. Com isso dito, alguns elementos menores da cultura egípcia antiga foram, de fato, passados para civilizações posteriores.A estatuária egípcia parece ter tido uma influência inicial na versão grega, e a antiga língua egípcia continuou muito depois do período faraônico na forma da língua copta.
Para os antigos egípcios, os deuses e deusas estavam ao seu redor e podiam ser vistos diariamente na natureza. Quase todos os animais encontrados no antigo Egito, tanto domésticos quanto selvagens, eram associados a um deus ou deusa, o que pode ser visto na arte egípcia, onde as divindades são frequentemente representadas com corpos humanos e cabeças de animais. Ou às vezes as divindades são retratadas como animais completos. Visto que as divindades estavam associadas a certos animais, todos os animais de uma espécie específica receberam o status de divino e protegido. A reverência que os antigos egípcios tinham por certos animais evoluiu durante a longa duração da história faraônica até que, no Período Final, animais de espécies específicas foram mumificados aos milhares como oferendas para suas divindades associadas. Por exemplo, íbis foram mumificados para o deus Thoth, enquanto os gatos foram mumificados para a deusa Bastet. Os arqueólogos modernos descobriram a maioria das múmias de animais do Período Final na região perto da moderna vila de Saqqara, que se tornou conhecida como a “Necrópole de Animal Sagrado”.
No entanto, não seria sábio ver os Mistérios de Elêusis como algo separado dos outros aspectos do sistema de crença grego, ou ainda pior, vê-los de alguma forma mais espirituais do que os outros. O fato de que um elemento considerável dos Mistérios de Elêusis sugere uma tendência ao monoteísmo espiritual levou a muitas conclusões falsas sobre sua natureza.Eles não eram um fenômeno único na tradição religiosa grega, e os conceitos de sigilo e revelação de mistérios apenas para iniciados tinham paralelos nos cultos de Dionísio e Cibele. Da mesma forma, as dimensões místicas dos ritos, com sua ênfase no encontro pessoal com a divindade, podem ser encontradas em outras atividades de culto. No entanto, para os gregos antigos, a questão vital era que somente por meio dos Mistérios eles poderiam escapar do miserável destino eterno atribuído a eles, caso não fossem iniciados.Sófocles resumiu perfeitamente, declarando: “Oh, três vezes abençoados os mortais que, tendo completado os Mistérios, desceram ao submundo, pois somente para aqueles haverá uma vida futura de felicidade, pois os outros não encontrarão nada além de sofrimento.”
Apesar dessa crença generalizada entre os soldados, o culto de Mitra não foi uma criação dos romanos, embora eles eventualmente adicionassem seus próprios rituais e mistérios à religião antiga. Na verdade, a religião mitraica foi uma criação indo-persa, uma teologia que conseguiu viajar da Índia e de volta ao mundo helênico e romano por meio da conquista do Império Persa por Alexandre o Grande. Com o tempo, o culto de Mitra se espalharia pelo mundo antigo e Mitra seria adorado desde as montanhas da Índia até as costas da Espanha. Como resultado, o culto a Mitra poderia ser encontrado em todos os cantos do Império Romano.

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