Livro: "Paradoxo do Direito à Privacidade e sua Operacionalização, O – 2016"

SINOPSE:

O declínio da importância do direito à privacidade a partir do fim do século XX, diante da intensificação dos fluxos de informações da sociedade globalizada , compõe um cenário desafiador e carente de compreensão. Indaga-se porque tal direito, outrora dito inalienável , modificou-se tanto, passando a produzir riscos inerentes a essa opção política. Por outro lado, temos o dever de informação, correlato ao direito de acesso, que tem por objetivo precípuo a solidificação e o controle democrático da prestação de contas do governo à sociedade. A aparente tensão entre o direito à privacidade e o dever de informação é o mote da presente análise, que a partir da afirmação dada pela Teoria dos Sistemas, preferi considerar tal tensão como um paradoxo operativo do direito. Parti da observação da Lei de Acesso à Informação e sua possível previsão de divulgação da remuneração dos servidores públicos federais. Abordar os paradoxos do direto consubstanciou-se como uma tarefa desafiadora. Apresentar em que medida o paradoxo não significa um problema e propor soluções criativas a possível tensão, indicando a coexistência de dois direitos aparentemente contradizentes um ao outro. Difícil essa tarefa de ir de encontro ao senso comum da formação acadêmica, acabando por desvelar uma segunda questão: por trás do paradoxo há uma interligação entre o sistema do direito e o sistema da política, o acoplamento estrutural. Partiremos da análise da construção e evolução histórico-filosófica do direito à privacidade, trazendo à tona o aprofundamento do estudo do quadro do Estado Democrático de Direito, chegando à Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/11). Busquei, no exemplo de transparência pública governamental do México, correlações com o modelo brasileiro, abordando, tangencialmente, a lei que cria a Comissão Nacional de Verdade, concluindo este trabalho a partir de questões cruciais para a democracia: complexidade e riscos.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Paradoxo do Direito à Privacidade e sua Operacionalização, O – 2016 de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Paradoxo do Direito à Privacidade e sua Operacionalização, O – 2016 de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Paradoxo do Direito à Privacidade e sua Operacionalização, O – 2016

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: