Livro: "Projetos Escolares – Educação Infantil: Edição 35"

SINOPSE:

Lembro-me vagamente do primeiro dia de aula de minha irmã. Como ela sempre foi uma criança alegre, engraçada (bastante, por sinal) e de fácil entrosamento, minha mãe não teve muitos problemas e ficou pouco tempo em sua companhia, no chamado “período de adaptação”. Por outro lado, certa vez, acompanhei uma amiga que estava levando a linda filhinha pela primeira vez à escola. A menina se agarrou à mãe de tal forma que dava pena. Após muita “luta” das professoras para levá-la próximo aos coleguinhas, o resultado foi filha chorando lá dentro, mãe chorando do lado de fora. Não, eu também não me agüentei! As professoras nos tranqüilizavam dizendo que isso era comum, que sabiam como lidar, que a mãe deveria ir embora, pois, dali a dez minutos, a menina teria parado de chorar – o que realmente aconteceu. Em ambos os casos, tudo saiu bem, apesar dos contratempos. Mas o que essas situações nos mostram? Pais e educadores estão “carecas de saber” que o primeiro dia na escola deve ser tratado com cuidado. No que se refere à instituição de ensino, é importante, também, preparar o ambiente, os funcionários e os professores para receber os alunos, como pudemos conferir no projeto “Acolhida Feliz”, publicado na última edição da Projetos Escolares Educação Infantil. Porém, muitas vezes, mesmo com tanto planejamento, é preciso saber improvisar. Isso porque as crianças são mestres em nos surpreender, e cada aluno reage de um jeito diferente ao novo mundo que lhe é apresentado. Portanto, este início de ano letivo deve ser um momento contagiante, com pais, crianças e professores animados com o que está por vir. Para a escola, é hora de ter novas idéias, novos projetos e reciclar os antigos – que sejam bons –, para que tenham outra “cara”. Afinal, com nova turma em um novo ano, é hora de olhar para cada um em particular, pois são os alunos, com professores e funcionários, que formarão a “segunda família” que estará reunida no ano inteiro. Improviso, espontaneidade e criatividade se fazem necessários nessa hora, para que o educador possa adequar seus projetos a cada turma com que vai trabalhar neste ano – afinal, a “mistura” das diferentes personalidades das crianças compõe grupos únicos – com várias semelhanças, mas também com muitas diferenças. Dessa forma, os alunos conseguirão sentir-se à vontade, e aquela imagem da criança chorando porque não quer ficar na escola será, cada vez mais, coisa do passado. Solte sua imaginação e tenha um excelente primeiro dia de aula!

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Projetos Escolares – Educação Infantil: Edição 35 de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Projetos Escolares – Educação Infantil: Edição 35 de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Projetos Escolares – Educação Infantil: Edição 35

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: