Livro: "Representação Política e Institutos de Participação Direta: Uma crítica à democracia brasileira"

SINOPSE:

Essa obra faz uma análise da Democracia Semidireta no Brasil, pautada numa suposta crise causada pelos problemas atuais da representação política e pelos limites dos instrumentos de participação direta. Para iniciar, fez-se uma abordagem do que é estado e seus elementos estruturais: formas de governo; povo, participação e cidadania; regimes políticos, aludindo-se com especificidade à Democracia Semidireta, que é o caso brasileiro, suas características, conceitos, histórico, institutos etc. Diante disso, fez-se também uma análise mais específica e profunda da representação política e suas características, voltando-se principalmente à demonstração da grave crise por que passa esse elemento da Democracia Semidireta, além de abordagens acerca dos mecanismos propostos pela legislação à participação popular, especificamente, nas atividades legislativas: o plebiscito, o referendo e a iniciativa popular, e suas limitações, tanto as formais quanto as materiais, impostas pela legislação à participação direta da população, o que gera, desta forma, a contestação do Brasil como verdadeira Democracia, em virtude da falta de uso efetivo, como deveria ser, dos institutos acima mencionados e do desvirtuamento da representação política. O objetivo do livro é, portanto, tentar demonstrar que, em razão da excessiva gama de limitações aos mecanismos de participação direta da população e de toda problemática da representatividade, a definição do Regime Político da Constituição Federal brasileira, de 1988, como Democracia Semidireta, ou mesmo como uma Democracia, torna-se discutível e contestável, principalmente pelos desmandos e corrupção dos políticos, como no caso do Mensalão do PT, do Petrolão e das dificuldades de conhecimento por parte da população dos seus direitos como cidadãos e de como pode ser efetivada sua participação na formação da vontade nacional. Essa Obra, portanto, ajuda o aluno ou qualquer profissional, principalmente de Direito e de Ciência Política, além das demais áreas, a entender aspectos atinentes à democracia, em especial a brasileira, trazendo, também, conceitos teóricos indispensáveis ao Direito Constitucional e à disciplina de Ciência Política.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Representação Política e Institutos de Participação Direta: Uma crítica à democracia brasileira de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Representação Política e Institutos de Participação Direta: Uma crítica à democracia brasileira de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Representação Política e Institutos de Participação Direta: Uma crítica à democracia brasileira

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: