Livro: "Revolução: Variações em torno de um acorde conceitual"

SINOPSE:

Este livro discute o conceito de Revolução. Além disso, é sua intenção principal aproveitar as reflexões e exemplificações que pautam este estudo para desenvolver, adicionalmente, uma proposta que poderá beneficiar futuras reflexões sobre conceitos diversos, ou, de maneira mais geral, sobre o que é um conceito. Trata-se de trabalhar em torno de uma nova analogia a ser aplicada à teoria dos conceitos. A ideia é que os conceitos – a se considerar a diversidade de elementos que constitui a sua compreensão – pode ser pensado como um “acorde”, a partir de inspiração no modelo musical. Para desenvolver esta proposta, o autor esclarece o que é um “acorde” na música, e como este recurso poderia ser transposto para a filosofia e para outros campos de saber que elaboram suas diversas possibilidades conceituais. Deste modo, além de sua reflexão mais específica sobre o conceito de “revolução”, o que o autor propõe é que passemos a compreender com uma imaginação musical qualquer dos conceitos que atravessam os mais diversificados campos de saber. A proposta de aplicação de uma imaginação musical à filosofia dos conceitos , e a operacionalização criativa de uma analogia do conceito com o acorde, é uma contribuição original e pioneira do autor que pode beneficiar a todos os campos de saber.Com relação ao conceito de “Revolução”, tema mais específico do ensaio, o autor procura desvendar os diversos elementos que constituem este conceito e que se relacionam entre si. As revoluções envolvem necessariamente algum tipo de violência? Produzem sempre o novo, ou consciência do novo? Que tipos de rupturas são possíveis quando existe uma revolução em curso? O que está por trás do poder emblemático e inspirador das revoluções? Como, conceitualmente, podemos entender as revoluções sociais e políticas, de um lado, e, de outro, as revoluções transversais de todos os tipos, como as revoluções artísticas, as revoluções científicas, a revolução agrícola, a revolução urbana, a revolução industrial ou a revolução digital? Que outras revoluções, capazes de transformar globalmente a vida humana, ainda estariam por vir na história futura? Questões como estas são propostas pelo autor, que depois de examinar algumas diferentes proposições conceituais para a ideia de Revolução, termina por apresentar a sua própria conceituação, no interesse de encontrar um conceito que abarque tanto as revoluções sociais e políticas que se dão nos âmbitos locais, como as revoluções transversais que afetam a vida humana como um todo.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Revolução: Variações em torno de um acorde conceitual de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Revolução: Variações em torno de um acorde conceitual de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Revolução: Variações em torno de um acorde conceitual

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: