Livro: "Romanização e Urbanismo: um panorama acerca do Noroeste hispânico"

SINOPSE:

Esta obra consiste na abordagem do processo de urbanização romana da região do Noroeste da Hispânia, tendo por base a avaliação dos conhecimentos disponíveis propiciados pelas fontes escritas, epigráficas e arqueológicas. Para o efeito, foram selecionadas as capitais dos três conventos jurídicos do Noroeste peninsular, fundadas por Augusto, Bracara Augusta (Braga), Lucus Augusti (Lugo) e Asturica Augusta (Astorga), duas cidades de estatuto intermediário, que funcionaram como capitais regionais do conventus bracaraugustanus, Aquae Flaviae (Chaves) e Tongobriga (Freixo, Marco de Cavaneses), tendo sido igualmente avaliado o papel dos núcleos secundários, de caráter semiurbano, amplamente dispersos pelo território, denominados pelos termos de fora e vici.Com o objetivo de enquadrar e problematizar o processo de urbanização romana no Noroeste da Hispânia, este livro desenvolve-se numa linha teórica voltada para a compreensão e desenvolvimento do conceito de romanização, desde a sua gênese, no século XIX, até a atualidade, tendo-se procurado igualmente valorizar o estudo do fenômeno urbano no contexto do quadro teórico e metodológico de recuperação do patrimônio material das cidades europeias do contexto pós-guerra.Assim, numa perspectiva da ciência histórica, procurou-se desenvolver um trabalho de avaliação crítica dos dados disponíveis sobre a urbanização romana desta região através dos resultados dos estudos arqueológicos e epigráficos, articulados com a documentação textual antiga de autores que tratam do espaço territorial em questão. Neste sentido, se estabelece um panorama sobre a ocupação romana da Península Ibérica, enquadrado pelas razões político-estratégicas que podem ter estado na sua origem, procurando-se compreender o programa urbanístico de Augusto no quadro da reorganização administrativa que se segue às guerras cantábricas. Deste modo, buscou-se compreender os processos que justificam a criação das capitais conventuais e a posterior consolidação do urbanismo do Noroeste peninsular durante as dinastias Flávia e Antonina, que resultaram na integração das populações indígenas provinciais na esfera cultural do Império romano, analisando-se, com base nos estudos empíricos, a forma como se consolidou o elemento urbano enquanto instrumento catalisador dessa integração.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Romanização e Urbanismo: um panorama acerca do Noroeste hispânico de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Romanização e Urbanismo: um panorama acerca do Noroeste hispânico de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Romanização e Urbanismo: um panorama acerca do Noroeste hispânico

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: