Livro: "Sobre o tema da “instrução pública” (As falsificações da história’ Livro 2)"

SINOPSE:

Saramago fala da “musa democracia”. O povo vai votar, tirar um candidato que acha ruim por um outro que acredita que será melhor, mas não se atenta para as esferas onde as reais decisões são tomadas, as esferas financeiras, a dos grandes círculos oligárquicos internacionais, que, para sua sobrevivência, tem que manter essa democracia de fachada – até mesmo sob golpes, militares ou não, para se ver o nível de desenvolvimento do que se chama de “democracia” pelos círculos liberais. A necessidade da instrução pública não é fazer um cidadão ideologizado, esse tipo de esclarecimento que se requer desde as Luzes, desde a Revolução Francesa. O ser ideologizado, o cidadão como se entende, por exemplo, nas palavras da atuante ministra, atual presidenta, do STF, Carmen Lúcia, é como o “homem esclarecido” da época de Kant: ilustração, direito de falar em público, mas na mesma medida em que Frederico da Prússia aumentava mais seu exército e policiava o Estado. Liberdade sobre repressão, essa a confusão do duplo empírico-transcendental em Kant, a “ilusão antropológica”, nas palavras de Foucault. A ilusão de que uma certa educação que sabe explicar tudo dentro dos parâmetros do bom senso e do senso comum (por que prego afunda? por que ovo não tem pelo? qual diferença entre o comunismo e o socialismo), passa longe de compreender, e que só funciona com um Estado repressivo atuante: esta a ideologia liberal, o seu paradoxo.
Publico a segunda parte de “as falsificações da história”, texto ainda mais longo, produzido durante a atuação dos protestantes de junho de 2013: louvado pela esquerda cheirosa, udenista, e logo depois pelos fascistas descarados, que foi o ponto de inflexão para o golpe, preparado desde o – ainda por se provar – mensalão de 2005. A esquerda udenista se ufanou nos “desvios” do governo do PT durante o mensalão, e foram criando partidos alternativos, até culminar com a cooptação de Eduardo Campos e seu partido, e no protagonismo do verdismo de “crescimento zero” de Marina Silva. Acabamos por ver uma situação ainda pior, desconfortável tanto para os liberal-fascistas quanto quanto para os ideólogos a partir da entrada do mordomo da Casa Grande no poder, trazendo junto a si todo o pior do fisiologismo nacional, junto com as entranhas das altas finanças, definitivamente posta na agenda com a PEC da morte, a reforma autoritária do ensino (e o consequente protagonismo dos “sistemas de ensino” no quadro que será formado) e as horripilantes cláusulas da futura reforma da previdência.
Enfim, mais uma oportunidade para pensarmos o que compreendemos como “instrução pública”, como se ensina o que é democracia, tanto em 2013 quanto depois que esse movimento atingiu seu fim com o golpe de Estado consolidado este ano.

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