Livro: "Terrorismo e Comunismo: Uma contribuição à história natural da revolução"

SINOPSE:

Terrorismo e Comunismo, do pensador tcheco-austríaco Karl Kautsky, nasceu como obra polêmica. Publicada originalmente em 1919, procura estabelecer paralelos entre o Regime do Terror instituído na Revolução Francesa, a Comuna de Paris de 1871, e a Revolução Bolchevique, na Rússia de 1917. Utilizando-se profusamente de dados históricos, Kautsky procura demonstrar que o governo Comunista russo, que se instalara no poder em 1917, pouco se assemelhava à Comuna de Paris, e possuía maior identidade com o Regime de Terror imposto por Robespierre no século XVIII.
Kautsky, criticando especialmente Lênin e Trotsky, procura demonstrar que o caminho adotado pelos bolcheviques não poderia ser denominado de Socialista como. Na verdade, como se estruturou, acabou representando o oposto do que defendiam os verdadeiros socialistas. A democracia e o respeito à humanidade, dirá Kautsky, são os verdadeiros objetivos históricos do proletariado – e não a matança indiscriminada de condenados por tribunais improvisados. “Tal como o velho capitalismo”, afirma Kautsky, imitando Marx, “este novo ‘comunismo’ produziu por si só seus próprios ‘coveiros’”.
Esta obra é uma das mais famosas e menos lidas nas Ciências Humanas e Sociais e da história do desenvolvimento do pensamento marxista. Muito mais lida e conhecida (e traduzida) é a defesa de Trotsky dos métodos soviéticos de governo e, inclusive, do terrorismo. Há algo de dramático em lembrar que a identidade entre Trotsky e Robespierre ultrapassou a crença nos objetivos da violência revolucionária; a história repetiu-se como farsa (como, aliás, adora fazer) nos paralelos que existem também entre sua morte e a do líder Jacobino.
Ler apenas a crítica de Trotsky (que utiliza o mesmo título que a obra de Kautsky) é conhecer apenas um lado do argumento. Em Kaustky não temos apenas um crítico do modelo bolchevique de pensar o socialismo e a revolução. Há também um projeto alternativo de pensamento socialista que, com sua defesa da democracia, da conquista do poder de forma gradual por meio de eleições, e a rejeição à violência, acabou sendo vencido na segunda metade do século XX. Os conceitos de Revolução e Ditadura, como concebidos pelos bolcheviques, fundados também pela propaganda política russa – atacada, da mesma forma, por Kautsky – aos poucos se tornaram dominantes no pensamento da esquerda no Ocidente.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Terrorismo e Comunismo: Uma contribuição à história natural da revolução de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Terrorismo e Comunismo: Uma contribuição à história natural da revolução de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Terrorismo e Comunismo: Uma contribuição à história natural da revolução

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: