Livro: "A zona de penumbra entre o STJ e o STF"

SINOPSE:

Paira sobre as funções do STJ e do STF uma terrível zona de penumbra. Sãofrequentes as situações em que estas Cortes se negam a decidir questão que envolvea interpretação da lei nos termos da Constituição, proferindo decisões de inadmissibilidadecontraditórias. Tal zona de penumbra constitui o resultado da falta depercepção de que as funções do STJ e do STF jamais poderão ser desempenhadascom racionalidade e efetividade, em proveito do desenvolvimento do Direito e dasegurança jurídica, enquanto estiverem sobrepostas.O presente livro, após tratar do tema da interpretação conforme e de esclarecerque a função de definir a interpretação da lei nos termos da Constituição é doSTJ, sustenta que não cabe recurso extraordinário contra a decisão que interpreta alei, ainda que essa interpretação possa ser contrária à Constituição. É equivocadopermitir que o STF analise a constitucionalidade de uma interpretação ainda nãoconsolidada. Ao se permitir um vai e vem de recursos sobre uma mesma questão dedireito no espaço atribuído às duas Cortes de Precedentes, abre-se ensejo a que oSTF decida sobre a constitucionalidade de uma interpretação legal que ainda nãofrutificou. Por outro lado, caso o STF tivesse que analisar a constitucionalidade detoda e qualquer decisão do STJ, estaria implicitamente negada a função de CorteSuprema de ambas as Cortes. Claramente, estaria consagrada uma descabidafunção de correção de uma Corte sobre a outra, restando o STJ como um grande etalvez inútil tribunal de apelação.Num sistema em que há duas Cortes Supremas, o diálogo entre as Cortes deveser intermediado por precedentes. A repercussão geral, instrumento de uma Corte dePrecedentes, tem relação de causa e efeito com a ideia de que uma Corte Constitucionalsó deve atuar após a Corte de tutela do direito infraconstitucional ter definidoa interpretação da lei mediante precedente.Ao se demonstrar que o STF deve apenas controlar a constitucionalidade dosentido atribuído à lei pelo STJ, elimina-se a confusão sobre as funções das CortesSupremas e, por consequência, as dúvidas reinantes na prática acerca da interposiçãode recurso especial ou recurso extraordinário. Muito mais do que isso, ressalva-se o espaço de discussão da interpretação da lei e o papel das duas Cortes noprocesso de desenvolvimento do Direito, com grande perspectiva de e_ ciência e deracionalização do trabalho do Judiciário.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro A zona de penumbra entre o STJ e o STF de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro A zona de penumbra entre o STJ e o STF de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro A zona de penumbra entre o STJ e o STF

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: