Livro: "BI na era do big data para cientistas de dados: indo além de cubos e dashboards na busca pelos porquês, explicações e padrões"

SINOPSE:

Hoje muitos profissionais dizem estar fazendo BI quando na verdade estão gerando informações com sistemas de informações gerenciais, ou seja, através de ferramentas para geração de dashboards, gráficos,relatórios e análises visuais (visualização de informações). Apesar de úteis, tais ferramentas apenas dizem o que está acontecendo e não por quê. Neste livro, explicarei que BI, no meu entendimento, é encontrar causas para os eventos, ou seja, sua diferença parasistemas gerenciais é ajudar a explicar o porquê dos eventos. O livro tem o objetivo primeiro de explicar técnicas e métodos que ajudem no processo deBI, cujo objetivo principal é encontrar causas, explicações e padrões nos dados.O livro aborda o conceito de Big Data e “information explosion”. Depois o livro trata de como identificar padrões. Explica o processo geral de BI, discutindo em detalhes as etapas de pré-processamento ou preparação (incluindo seleção de dados e amostras), as técnicas para análise de dados (em especial, Data Mining e análise OLAP ou multidimensional) e também a etapa final de interpretação de resultados. Um capítulo especial fala sobre o processo de BI proativo, iniciando sem hipóteses (e como fazê-lo).O livro também aborda conhecimentos de outras áreas. Em muitas partes do livro, o leitortalvez imagine estar lendo um livro sobre investigações e descobertas científicas. Istonão está errado. Não é o único enfoque, mas é uma das formas de se ver o BI. Temosmuito a aprender com a história dos grandes cientistas da Humanidade. A diferençatalvez não esteja nos métodos, apesar de que eles também evoluem. Mas hoje temosmuito mais dados e mais complexos (Big Data) e ferramentas mais avançadas,principalmente ferramentas de software. Por isto, o termo Cientista de Dados é tão atual.Por isto, vamos enfatizar que os dados são muito importantes para o processo, incluindoa forma e as condições como são coletados e armazenados. Não basta discutirmos asformas de análise se os dados analisados não tiverem qualidade (garbage in, garbageout).A ideia do livro é mostrar como modelos e padrões podem ser construídos ou descobertos a partir de dados históricos e como isto pode ser utilizado para fazer predições.No final, são discutidas novas técnicas e tecnologias para coleta de dados para o Big Data e novos tipos de análise como web mining, text mining e análise de sentimentos. O leitor se quiser poderá pular algumas seções, conforme seu interesse. Os capítulos nãoestão numa sequência de aprendizado. Dentro dos capítulos sim, a ideia é manter umacerta ordem de leitura.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro BI na era do big data para cientistas de dados: indo além de cubos e dashboards na busca pelos porquês, explicações e padrões de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro BI na era do big data para cientistas de dados: indo além de cubos e dashboards na busca pelos porquês, explicações e padrões de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro BI na era do big data para cientistas de dados: indo além de cubos e dashboards na busca pelos porquês, explicações e padrões

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: