Livro: "Democratismo: Sem Esforço, Sem Democracia."

SINOPSE:

O atual momento cívico do Brasil podemos chamar de Democratismo. Em parco resumo, significa o período em que a sociedade organizada e as instituições instaladas lutam para dar um basta nas diversas ameaças de ruptura democrática, realizadas propositalmente por agentes políticos para abalar a saúde do nosso Estado Democrático de Direito.É cediço que já não basta ser cidadão, que nossa democracia corre riscos e precisa de defesa. Não apenas no período eleitoral e o martelado clichê do voto consciente. Precisamos fazer mais, muito mais. Se impõe a participação ativa na vida política do país.Democratismo é uma palavra estranha para o brasileiro. Mas, este conceito existe e foi o gatilho no iluminismo. O princípio nasceu com Jean-Jacques Rousseau (1712 -1778) que teve sua doutrina considerada como “radical” porque defendia a quebra do ciclo autoritário das monarquias, para o racional democrático na base da força. A Revolução Francesa foi o primeiro exemplo que ele estava certo.Portanto, lutar para ter ou manter a democracia é Democratismo. Brasília virou um desfile de ameaças. É trator à noite lá, tanques durante o dia acolá. Tentativas de golpes antidemocráticos não se combatem com cidadania, mas com Democratismo.Democracia, por exemplo e dentre tantas definições, é a forma que o povo escolhe os representantes que irão governar o país soberano; já o Democratismo é a luta ininterrupta do indivíduo para manter ou implantar uma democracia. Assim, o primeiro conceito é ato de meio, e o segundo de fim. O dicionário traz a definição literal de Democratismo: atitude de quem defende a democracia.A democracia sem o Democratismo se torna complexa e perigosa. Facilmente se transforma em demagogia, essência do pesadelo previsto pelo filósofo Aristóteles. Adolf Hitler foi exemplo, lamentavelmente, chegou a ter amplo apoio popular, mas como sabemos era na verdade um ditador assassino e totalitarista. Tudo isso porque o povo alemão deixou de acompanhar atentamente a democracia, não praticou o Democratismo.Por mais elevadas que sejam as qualidades intelectuais de um povo, se falta força, energia e a vigilância com a democracia, jamais poderá a liberdade e a paz prosperarem. O Democratismo prestigia a democracia, que assim, propicia a cidadania, mas não se confunde. Cidadania é um conjunto de direitos e deveres que nascem com a democracia, esta por sua vez, é algo instrumental, um regime político.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Democratismo: Sem Esforço, Sem Democracia. de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Democratismo: Sem Esforço, Sem Democracia. de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Democratismo: Sem Esforço, Sem Democracia.

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: