Livro: "Novembro"

SINOPSE:

«Henrique Pinto de Vasconcellos levantou os olhos do jornal. Nunca se cansava daquele mar, daquela baía, daquela entrada da barra, das ondas verde-garrafa nos rochedos pardos, dos casteletes burgueses a montante do comboio. No princípio de Julho, com o sol a aquecer, já aparecia gente pelas praias: velhos tímidos e senhoras com crianças cá por cima, famílias na areia, dois ou três rapazes no banho, um cargueiro e um petroleiro no horizonte (…) Afundou-se no banco de trás do carro e voltou ao jornal. (…) Por cá, naquela espécie de diário do Governo que eram os matutinos, não acontecia nada de especial, nem era de esperar que acontecesse.»
No Portugal tranquilo de 1973, Henrique segue pela Marginal a caminho da Baixa, para mais um conselho de administração do banco. Ao fim da tarde, o seu filho Eduardo atravessa a Praça de Londres rumo ao Bunker, um rés-do-chão semi-devoluto que serve de sede a um movimento de jovens nacionalistas radicais. É aí que Alexandre dirige a Ofensiva.
Henrique tenta esquecer a mulher desaparecida em romances e relações atípicas, Eduardo move-se na esperança secreta de encontrar Diana, Alexandre procura na paixão política o romantismo e aventura que não encontra na vida.
Mas a História está a preparar-se para tomar conta das histórias destes homens e das mulheres que amam. Num andar de Nova Oeiras, o capitão Vasco de Carvalho abre o segundo maço de Português Suave e traça, na noite, o plano do golpe militar.
A torrente da revolução e da contra-revolução vai arrastar os heróis de Novembro por Lisboa, Luanda, Madrid, Londres e Washington. Tal como na tragédia antiga, Henrique, Eduardo e Alexandre vão cumprir um destino sabendo que grande parte da sua acção é inútil.
Novembro é o primeiro romance de Jaime Nogueira Pinto, um romance construído a partir da experiência vivida e da história por contar dos que quiseram resistir à História; um fresco realista que descreve com ritmo, perspicácia e sensibilidade, personagens, lugares, paixões e intrigas, entre o Verão de 73 e o Outono de 75. É em Novembro que acabam o Império e a Revolução e com eles os sonhos dos que, em lados opostos, jogaram tudo por um destino e por um país diferentes.

Jaime Nogueira Pinto colabora regularmente na imprensa portuguesa. Publicou por A Esfera dos Livros, em 2007, António de Oliveira Salazar – O Outro Retrato, que se encontra já na 7.ª edição, em 2008, Jogos Africanos, que se encontra na 3.ª edição, em 2009, Nuno Álvares Pereira, que se encontra na 4.ª edição, e em 2010, Nobre Povo – Os Anos da República, na 2.ª edição.Nascido no Porto em 1946, licenciou-se em Direito pela Universidade de Lisboa e é doutorado em Ciências Sociais pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas onde actualmente lecciona Ciência Política e Relações Internacionais. O autor foi administrador da Bertrand, S.A., e director do diário O Século. É administrador de empresas na área de segurança, business intelligence e aconselhamento estratégico.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Novembro de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Novembro de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Novembro

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir:

Livros recomendados: