Livro: "O Pequeno Livro das Curiosidades Matemáticas e Criminológicas"

SINOPSE:

Como boa parte das crianças em idade escolar, não tinha muito apreço pela matemática na juventude e também me perguntava “pra que raios vou usar isso na vida?”. Mais tarde percebi que na verdade o problema estava na forma desinteressante como a matemática é ensinada nas escolas e hoje adoro livros sobre a história ou curiosidades e passatempos matemáticos. E que mesmo tendo me direcionado para as ciências sociais, o uso da matemática e da estatística é quase cotidiano e fundamental para o entendimento da realidade social.Os artigos reunidos aqui foram escritos em diversos períodos e com décadas de distância entre eles. Creio que a ligação comum é o uso da matemática e da estatística – mesmo que ela não apareça frontalmente no texto – e como mesmo um tema pesado como a criminologia tem situações e temas curiosos e que podem se beneficiar muito com o uso desta ferramenta.A leitura não requer conhecimento matemático além do básico e entre outros assuntos, mostramos o paradoxo de Simpson e como as conclusões sobre um fenômeno podem ser opostas, dependendo se analisamos dados globais de um fenômeno ou somente dados de subgrupos que o formam. Como advogados espertos usam a composição do júri e suas predisposições psicológicas (ou seja, lançam mão de um viés de seleção) para propositalmente influenciar as decisões nos tribunais. Também veremos como uma lei matemática chamada Newcomb-Benford pode ser utilizada para detectar casos de fraude e como a probabilidade pode ser utilizada para questionar as “correlações” entre o zodíaco, horóscopos e criminalidade.Você verá também como os algoritmos de busca do google podem ajuda-lo a conhecer tendências sobre roubos de veículos e outras tendências sociais, como conceitos físicos como ponto de inflexão podem ser aplicados aos fenômenos sociais, como a topologia e conceitos como vértices e arestas são utilizadas atualmente para analisar redes criminais. Entrando na geoestatística, ilustramos como as matrizes de proximidade espaciais são usadas para identificar padrões criminais nos mapas ou ainda como a função newtoniana de queda de distância saiu da astronomia e foi incorporada na investigação de crimes seriais. Finalmente, revivemos uma antiga metodologia para calcular um índice de criminalidade, ponderando crimes segundo a gravidade do código penal, para construir um “ibovespa” do crime.Em conjunto, creio que os artigos ilustram razoavelmente como a matemática e estatística, mesmo elementares, podem ser usadas de forma criativa para aprofundar um campo de conhecimento que em geral julgamos pouco permeável às ciências exatas. Não diria que chega a ser um livro divertido, mas espero ao menor estimule a curiosidade de quem se interessa pelos fenômenos criminais.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro O Pequeno Livro das Curiosidades Matemáticas e Criminológicas de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro O Pequeno Livro das Curiosidades Matemáticas e Criminológicas de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro O Pequeno Livro das Curiosidades Matemáticas e Criminológicas

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: