Livro: "Uruk: A História e o Legado da Primeira Cidade Principal do Mundo Antigo"

SINOPSE:

Embora os sumérios continuem recebendo o segundo ou mesmo o terceiro faturamento em comparação aos babilônios e assírios, – talvez porque eles nunca construíram um império tão grandioso quanto os assírios ou nunca estabeleceram uma cidade tão grande e duradoura como a Babilônia – eles foram o povo que forneceu o modelo de civilização no qual todos os posteriores mesopotâmicos basearam-se. Os sumérios são creditados como sendo o primeiro povo a inventar a escrita e construir bibliotecas, cidades e escolas na Mesopotâmia (Ziskind 1972, 34), e muitos argumentariam que eles foram os pioneiros do mundo a cumprirem tais feitos.
Para um povo tão grandioso, é lamentável que suas realizações e contribuições, não só para a civilização mesopotâmica mas para a civilização em geral, passem em grande parte despercebidas pela maioria do público. Talvez os sumérios tenham sido vítimas de seu próprio sucesso; eles gradualmente entraram no registro histórico, estabeleceram uma grandiosa civilização, a então lentamente submergiram no mosaico cultural de suas redondezas. Eles também nunca sofreram um grande e repentino colapso assim como os outros povos do Oriente Próximo – como aconteceu com os hititas, assírios e neobabilônicos. Um exame minucioso da cultura e cronologia sumérias revela que os mesmos determinaram o modelo cultural na Mesopotâmia por séculos, nos campos da política, governos, artes, literatura e religião. Os sumérios foram verdadeiramente um grande povo, cujo legado perdurou por muito tempo, mesmo depois de seu fim.
Mesmo nos dias de hoje, o mundo deve muito aos sumérios. Quando a Europa Ocidental ainda estava na Idade Média, foram os sumérios que inventaram a escrita e a roda, dividiram o tempo em minutos e segundos, dominaram a natureza e construíram cidades gigantescas. Eles abraçaram a cultura e as artes, e suas caravanas cruzaram os desertos, abrindo as primeiras rotas de comércio. Seus mitos e lendas inspiraram diversas histórias de origem, e sua memória ainda vive no Antigo Testamento. Eles escreveram a história do nascimento da humanidade. A herança da civilização suméria e de seus sucessores está em todas as partes.
Nenhum local melhor representa a importância dos sumérios do que a cidade de Uruk. Entre o quarto e o terceiro milênio a.C., Uruk era uma das diversas cidades-estado da terra da Suméria, localizada no extremo sul do Crescente Fértil, entre os dois grandes rios Tigre e Eufrates. Descoberta ao final do século XIX pelo arqueólogo britânico William Loftus, é o local que revelou muito do que hoje é conhecido sobre os povos sumérios, acadianos e neo-sumérios.
Embora Uruk não tenha sido a única cidade construída pelos sumérios pelos durante o período, era de longe a mais grandiosa e também a fonte da maioria das evidências arqueológicas e escritas no que diz respeito à cultura suméria primária (Kuhrt 2010, 1:23). Uruk passou de primeira cidade do mundo para primeiro centro político e cultural mais importante do Oriente Próximo em relativamente pouco tempo. Por volta de 3200 a.C., a cultura de Uruk começou a expandir-se além das fronteiras da Suméria, o que coincidiu com a emergência da escrita (Kuhrt 2010, 1:23). A forma de escrita desenvolvida pelos sumérios tornou-se conhecida por seu nome grego, “cuneiforme”, pelos caracteres em estilo de cunha que a mesma empregava (Van de Mieroop 2007, 28). A escrita, assim como diversas outras invenções ao longo da história do mundo, parece ter sido criada por necessidade; à medida que a cultura de Uruk crescia, os sumérios precisavam desenvolver uma forma sofisticada de manter registros, o que apenas poderia ser feito através da escrita (Van de Mieroop 2007, 28). Apesar de ter sido usado exclusivamente para a linguagem suméria a princípio, o sistema de escrita cuneiforme foi posteriormente adaptado e usado por uma série de diferentes línguas do Antigo Oriente, como a acadiana, a hitita, e a persa antiga (Dalby 1986, 475).

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Uruk: A História e o Legado da Primeira Cidade Principal do Mundo Antigo de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Uruk: A História e o Legado da Primeira Cidade Principal do Mundo Antigo de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Uruk: A História e o Legado da Primeira Cidade Principal do Mundo Antigo

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: