Livro: "Varredoras e Varridas: condenadas da precisão (trajetória de vida das mulheres da varrição de João Pessoa)"

SINOPSE:

Varredoras e Varridas: Condenadas da Precisão (Trajetória de Vidas das Mulheres da Varrição de João Pessoa), resultado de uma pesquisa teórica e trabalho de campo que se materializou na Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais, do Programa de Pós-Graduação em Ciências sociais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), situada na área de concentração “Política e Trabalho no Brasil”, foi defendida em outubro de 1991, tendo como Orientadora a Dra. Lourdes Maria Bandeira e como membros da Mesa Examinadora as Professoras Eleonora Menicucci de Oliveira, Doutora em Ciência Política e a Professora Rosa Maria Godoy Silveira, Doutora em História. As mulheres e homens da varrição de João Pessoa, com os quais mantivemos contato 86/91, falavam das suas compreensões de mundo e reconheciam a injustiça quanto aos salários, condições de trabalho e de vida. A alimentação tinha pouca “sustança”, entendida como fraca porque a carne era quase inexistente. As moradias eram precárias, os bairros sem condições e distantes, fazendo com que acordassem de madrugada para saírem pata o trabalho. Tiveram suas vidas forjadas no trabalho pesado nas lavouras agrícolas, palha da cana e alguns na construção civil. Tinham a consciência de pertencimento a classe de trabalhadores pobres, moradores da periferia de João Pessoa, onde faltava, esgoto, calçamento e até a varrição das ruas. Esse período de escritura está distante 29 anos. É preciso, portanto, considerar esse tempo. A sociedade teve nesses anos um progresso material fantástico. A produção agrícola multiplicou-se e se transformou com o uso das máquinas, a população cresceu e viveu impactos da modernização dos setores produtivos. O mundo mudou muito e a circulação de pessoas e das coisas passa por um processo de aceleramento fantástico. Nesse compasso, a pergunta que cabe é que mudanças contribuíram para melhorar a vida dessas pessoas? A resposta poderia ser: “não sabemos”. Trabalhando no campo das possibilidades poder-se-ia conjecturar que atingiram a aposentadoria. Para comparar a situação de varredoras e varredores daquele tempo e o atual, é necessário recolher indicações e fatos suficientes, o que implicaria numa nova pesquisa teórica e de campo. Recordar: do latim re-cordis, voltar a passar pelo coração, foi o ato de ler os depoimentos e as análises que tiveram apoio na produção do conhecimento daquele período histórico, o que nos motivou a conservar a narrativa original.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Varredoras e Varridas: condenadas da precisão (trajetória de vida das mulheres da varrição de João Pessoa) de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Varredoras e Varridas: condenadas da precisão (trajetória de vida das mulheres da varrição de João Pessoa) de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Varredoras e Varridas: condenadas da precisão (trajetória de vida das mulheres da varrição de João Pessoa)

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: