Livro: "César"

SINOPSE:

As grandes e excepcionais qualidades de César dão-lhe direito a um dos primeiros lugares entre os homens superiores, que a história oferece à contemplação e ao estudo da humanidade. Ele foi talvez o único homem, que fez sempre o que pretendeu e chegou onde quis. Para ser um vulto luminoso e um exemplo edificativo às gerações, que lhe têm sucedido, bastava que houvesse aplicado as suas raras e variadas aptidões em firmar a liberdade e restaurar a ordem moral na República Romana; mas a ambição desregrada e insaciável, que lhe devorava as forças da vida, varreu-lhe da alma a crença e a fé na verdade, de modo que ele próprio quebrou o pedestal em que podia ter-se colocado perante a posteridade, indo assim nivelar-se a Alexandre e outros, para os quais a sorte da pátria tem importância muito secundária. César, senhor de Roma e dos romanos, isto é, do mundo conhecido, não encontrando resistências, que lhe embaraçassem os passos, dispondo de todos os elementos possíveis de força, não regenerou a República, firmando-a em bases largas e sólidas, ou não fundou uma monarquia liberal e moderada, porque não quis. Que imenso e glorioso destino nas trevas. César, amesquinhando seu gênio, preferiu lançar os fundos e largos alicerces desse edifício monstruoso, que a sagacidade e a astúcia de Augusto concluíram e onde alguns anos mais tarde, surgiram as figuras sinistras e tenebrosas de Tibério, Calígula, Nero e tantos outros, que foram flagelos da humanidade, e cuja história, ainda hoje, horroriza os que a leem. A política sempre foi e será a ciência que todos devem cultivar com sacrifício próprio para a felicidade moral, intelectual e material da comunhão. Sua base é a moralidade. A política de improbidade, por mais brilhante que possa ser na aparência, produz sempre a ruína das nações. Foi essa política a que fez César. Foi ela que o tornou, perante a posteridade réu de um crime imperdoável, que atrasou, por muitos séculos, a marcha da humanidade no caminho do progresso, que pela Providência lhe é traçado. A história desse homem, grande em tudo, é um ensinamento constante para os homens públicos. Os punhais dos conjurados varreram-no da face da terra, mas não resolveram nenhuma das dificuldades políticas e sociais, que assombravam Roma, antes as agravaram. É que os problemas políticos e sociais nunca encontram solução na lâmina do punhal ou na ponta da espada. A força pode destruir, mas não consegue construir coisa alguma que dure.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro César de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro César de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro César

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: