Livro: "O culto do touro Apis: a história e o legado do animal sagrado mais famoso do Egito Antigo"

SINOPSE:

A África pode ter dado origem aos primeiros seres humanos, e o Egito provavelmente deu origem às primeiras grandes civilizações, que continuam a fascinar as sociedades modernas em todo o mundo quase 5.000 anos depois. Da Biblioteca e Farol de Alexandria à Grande Pirâmide de Gizé, os antigos egípcios produziram várias maravilhas do mundo, revolucionaram a arquitetura e a construção, criaram alguns dos primeiros sistemas de matemática e medicina do mundo e estabeleceram a linguagem e a arte que se espalham pelo mundo. mundo conhecido. Com líderes mundialmente famosos como o rei Tut e Cleópatra, não é de admirar que o mundo de hoje tenha tantos egiptólogos.
O que torna ainda mais notáveis as conquistas dos antigos egípcios é que o Egito era historicamente um lugar de grande turbulência política. Sua posição tornou-a valiosa e vulnerável para as tribos do Mediterrâneo e do Oriente Médio, e o Egito Antigo não teve escassez de sua própria guerra interna. Seus conquistadores mais famosos viriam da Europa, com Alexandre, o Grande, lançando as bases para a linha helênica de Ptolomeu e os romanos extinguindo essa linha depois de derrotar Cleópatra e levá-la ao suicídio.
Talvez o aspecto mais intrigante da antiga civilização egípcia tenha surgido desde o início, já que os antigos egípcios não tinham uma civilização anterior que pudessem usar como modelo. De fato, o antigo Egito se tornou um modelo para as civilizações que se seguiram. Os gregos e os romanos ficaram tão impressionados com a cultura egípcia que frequentemente atribuíam muitos atributos de sua própria cultura – geralmente erroneamente – aos egípcios. Com isso dito, alguns elementos menores da cultura egípcia antiga foram, de fato, passados para civilizações posteriores.A estatuária egípcia parece ter tido uma influência inicial na versão grega, e a antiga língua egípcia continuou muito depois do período faraônico na forma da língua copta.
Para os antigos egípcios, os deuses e deusas estavam ao seu redor e podiam ser vistos diariamente na natureza. Quase todos os animais encontrados no antigo Egito, tanto domésticos quanto selvagens, eram associados a um deus ou deusa, o que pode ser visto na arte egípcia, onde as divindades são frequentemente representadas com corpos humanos e cabeças de animais. Ou às vezes as divindades são retratadas como animais completos. Visto que as divindades estavam associadas a certos animais, todos os animais de uma espécie específica receberam o status de divino e protegido. A reverência que os antigos egípcios tinham por certos animais evoluiu durante a longa duração da história faraônica até que, no Período Final, animais de espécies específicas foram mumificados aos milhares como oferendas para suas divindades associadas. Por exemplo, íbis foram mumificados para o deus Thoth, enquanto os gatos foram mumificados para a deusa Bastet. Os arqueólogos modernos descobriram a maioria das múmias de animais do Período Final na região perto da moderna vila de Saqqara, que se tornou conhecida como a “Necrópole de Animal Sagrado”.
Embora a maioria das múmias animais descobertas na Necrópole dos Animais Sagrados de Saqqara sejam os milhares de íbis, falcões, crocodilos e gatos sem nome, a região também foi o lar de outro culto animal mais importante. O Serapeum, que abrigava os restos mumificados dos touros Apis mortos, era um local de sepultamento muito mais grandioso do que os outros animais sagrados desfrutados em Saqqara e por um bom motivo – o culto Apis era muito mais importante e duradouro do que os cultos de animais do Período Superior. O culto Apis começou no início da história egípcia e gradualmente ganhou proeminência até que, como os outros cultos de animais, se tornou o objeto de veneração popular por todos os egípcios.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro O culto do touro Apis: a história e o legado do animal sagrado mais famoso do Egito Antigo de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro O culto do touro Apis: a história e o legado do animal sagrado mais famoso do Egito Antigo de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro O culto do touro Apis: a história e o legado do animal sagrado mais famoso do Egito Antigo

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: